Qual a melhor carne de segunda para bife?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

acém

São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito. Bolinha explica que muitos já entraram no cardápio de grandes churrasqueiros e no gosto dos consumidores.

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

Se você quer um bife mais magro, opte por coxão mole, patinho, alcatra, bombom de alcatra, filé mignon ou fraldinha. Para um bife com uma gordurinha, recomendamos o contra filé, a picanha ou a maminha.

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento. Ficam macias cozidas na pressão ou assadas. As principais são: Acém.

O coxão mole é um corte constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro. Como carne moída, serve perfeitamente no preparo de muitos pratos.

“O corte de alcatra tende a ser mais magro que o contrafilé, mas ambos são muito bons para churrasco”, diz. Por ter fibras mais curtas, ela pode ficar muito macia, mesmo sem ter tanta gordura. A alcatra pode ser dividida em outros cortes como o baby beef, bombom do alcatra e steak do açougueiro.

A melhor carne para fazer um delicioso bife é aquela com um bom marmoreio, como contrafilé, filé mignon, alcatra ou chã de dentro. Esses cortes são macios e suculentos, ideais para grelhar ou fritar.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.