Quem trouxe o estrogonofe para o Brasil?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Hoje, o estrogonofe é reconhecido um clássico, com lojas especializadas e espaço no menu dos mais variados restaurantes paulistanos. Importado da Rússia, conquistou seu lugar na gastronomia popular brasileira. E, assim como a pizza e o sushi, também teve sua receita remodelada ao nosso gosto.

Stroganov

Muita gente nem imagina, mas o estrogonofe foi criado na Rússia em meados do século XIX. Acredita-se que foi desenvolvido por membros da família Stroganov, que batizou a receita com seu sobrenome. Originalmente, o prato levava carne bovina cozida com mostarda, acompanhada de creme azedo, feito com leite.

1970

O estrogonofe teve seu auge no Brasil na década de 1970, quando servir o prato a convidados era sinônimo de sofisticação. Estrogonofe era comida de festa, acompanhado sempre por arroz e batata palha. Anos mais tarde, o prato se popularizou e deixou de ser refinado para se tornar trivial.

O estrogonofe (ou strogonoff) é um prato russo que se espalhou pelo mundo e caiu no gosto do brasileiro. Embora existam diversas teorias sobre sua origem, assim como mencionamos, a mais reconhecida é a de ser uma criação de um chef francês que trabalhava para a família russa Stroganov (ou Strogonov).

A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família. Uma competição de 1890 é algumas vezes mencionada por ter "batizado" o prato, mas tanto a receita quanto o nome existiam antes desse evento.

Significado de Estrogonofe
substantivo masculino [Culinária] Prato preparado originalmente com carne de vaca picada em cubos, refogada num molho com ketchup, conhaque, creme de leite e cogumelos, atualmente pode ser feito também com carne de galinha ou de crustáceos.

Estrogonofe é a forma aportuguesada de escrita da palavra. Strogonoff é uma palavra estrangeira, devendo ser escrita em itálico ou entre aspas, para marcar a sua condição de palavra de outro idioma. Estrogonofe ou strogonoff é um prato preparado com carne refogada com creme de leite e cogumelos.

A lenda mais famosa da origem do estrogonofe é que o chef francês Charles Briere teria criado o prato em 1891 pra uma competição culinária em São Petersburgo. Ele teria ganho a competição e nomeado o prato em homenagem ao seu patrão, Conde Pavel Alexandrovich Stroganov.

No Brasil, o estrogonofe é servido com arroz branco e batata frita, geralmente palha. Nos Estados Unidos e Inglaterra, o estrogonofe é servido com massa.

Existem diversas maneiras de se referir ao bom e velho estrogonofe: “strogonoff”, “stroganov” ou, se você é versado em russo (e no alfabeto cirílico), “бефстроганов”. Quase tantos jeitos quanto variações do prato: frango, carne, camarão, palmito.

Strogonoff de vaca, salada, gelado. Beef Stroganoff, salad, ice cream.

Ricardo II da

Apesar de acreditarmos que a famosa lasanha seja de origem italiana, existem evidências de que na corte do Rei Ricardo II da Inglaterra (que reinou no século XIV) existia um prato chamado “loseyns” (lê-se lasan) cuja receita foi publicada no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

explosão de chamas sobre o alimento. Ao queimar de. forma parcial o álcool, o ato de flambar reduz o teor. alcoólico do prato, mantendo o sabor da bebida.

A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.

Nápoles

A origem da lasanha
O prato surgiu na região de Nápoles, no início do século XIV, mas com formato diferente do que conhecemos hoje: era uma massa de tiras finas, com recheio de queijo, mas fermentada e preparada na água (al dente).

Portugal