O que tem dentro da Buchada de bode?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

A buchada é um prato feito com as entranhas, que são rins, fígado e vísceras, cozidos em bolsas feitas com o estômago do animal.

O ESTÔMAGO DO BOI, TAMBÉM chamado de dobradinha, é o principal ingrediente da tripa, prato de origem portuguesa feito com feijões brancos, temperos e acompanhamentos como costelinha suína e linguiça, ao gosto de cada um.

A Festa da Farinha homenageia o povo nordestino e suas particularidades. A buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal.

Apreciadas por algumas pessoas, as vísceras são partes dos animais que também servem para o consumo humano. São elas: língua, bucho, fígado e rim.

A principal diferença está na proporção entre vísceras brancas e vermelhas utilizadas em cada prato. Na buchada, o ingrediente utilizado em maior quan- tidade são as vísceras vermelhas e na dobradinha, as vísceras brancas.

28,00 o kg.

estômago

O Fato do boi, também conhecido como Bucho, ou Rúmen, é uma parte do estômago dos bovinos e muito apreciado em diversas regiões do Brasil.

A “dobrada” ou “dobradinha” é um prato tradicional da cozinha do Norte de Portugal que se tornou muito popular em diversas regiões Brasil, tendo como ingrediente principal o bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.

Entre as diversas iguarias procuradas pelos moradores da Serra nos dias mais frios, uma é bastante peculiar: o bucho, também conhecido por tripada, mondongo, dobradinha, buchada, entre outros. O prato é um tanto polêmico e divide opiniões.

O sarapel, conhecido como sarrabulho em algumas regiões do Brasil e em Portugal, é um prato típico da culinária nordestina, preparado com tripas e outras vísceras de porco, além de sangue coalhado. Tem origem no Alto Alentejo português, onde tradicionalmente o sarapatel alentejano é preparado com borrego ou cabrito.

Limpe muito bem. Depois de fazer o primeiro processo, coloque a peça de molho em uma mistura que desinfete e retire o cheiro. Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso.

Descrição do Produto. O boi é uma das espécies que possuem 1 estômago verdadeiro e 3 pré-estomagos, tudo isso para absorver cada nutriente que consome. Um deles é conhecido como rúmen ou bucho, ingrediente fundamental na famosa dobradinha. Além desse prato típico, vai bem em ensopados, cozidos e petiscos especiais.

Para quem busca uma dieta saudável, a dobradinha pode ser uma boa forma de variar o cardápio, já que cada 100 gramas correspondem a 127 calorias. Em termos de nutrição, a dobradinha é campeã. “Tem uma boa fonte de energia. Na sua composição tem proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, entre outros”, explica.