O que fazer para tirar os gases do feijão?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 4 votos

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

Felizmente, você pode contornar o desconforto com uma prática simples. É só deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova. Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências.

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
De acordo com a gastroenterologista e nutróloga Christian Kelly Ponzo, os fitatos são considerados antinutrientes, e estão presentes nessa leguminosa. “Eles são irritativos para o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.

Use 20 folhas de hortelã ou uma colher (chá) de alecrim, macere com uma colher e adicione 500 ml de água fervente. Abafe por 15 minutos e coe. Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento.

A forma mais conhecida de como tirar gases do feijão é apenas deixando de molho de 12h a 15h. No entanto, ainda existem outras formas. E uma delas é utilizando bicarbonato. Para isso, basta colocar os grãos de molho de 6h a 8h antes do preparo, e acrescentar 1 colher de chá de bicarbonato.

Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Quais são as causas dos gases presos? Na maioria dos casos, a causa por trás dos gases no estômago ou intestino está relacionada com algo que você comeu. Sabe aquela sensação de “empachamento” após digerir algo pesado ou se alimentar de forma inadequada (rápido demais ou falar enquanto come).