Como armazenar grão-de-bico cru?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 17 votos

Fora da geladeira o armazenamento de grãos e leguminosas deve ser sempre feito em potes em local arejado longe da luz direta do sol. O ideal são os potes de vidro, que são mais resistentes a insetos e podem ser higienizados mais facilmente.

Na geladeira: O grão de bico cozido conserva-se bem no refrigerador por até 3 dias. No congelador: Se congelar o grão de bico, armazene em porções e em recipientes próprios para freezer ou saquinhos próprios para congelamento ​​por até 3 meses. Quando congelo, separo em porções de 250 gramas (1,5 xícaras de chá).

Guarde os grãos em potes hermeticamente fechados, ou seja, de forma que não permitam a entrada de microrganismos e sujeira.

Prazo de validade de 12 meses – Conservar em local seco, arejado, sem incidência de luz solar direta. Após aberto, guardar em pote hermeticamente fechado ou na própria embalagem fechada com o zíper, e consumir em até 30 dias.

Os grãos e leguminosas quando crus, não podem apresentar presença de insetos, como carunchos e gorgulhos. Mas, se isso passar despercebido, é possível perceber alterações de cor, sabor e odor depois do preparo dos alimentos. O feijão, por exemplo, pode ficar esbranquiçado ou esverdeado.

"O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana. Para aquelas pessoas que fazem muito exercício físico ou são atletas, também é bom, porque oferece energia", recomenda a especialista.

Comer à noite é importante, desde que o cardápio não interfira no descanso. Alimentos como queijos magros e iogurtes variados são opções leves, que sustentam e são fonte do aminoácido triptofano, eficiente para o relaxamento do corpo. Banana, alface, soja, couve e o grão-de-bico são opções positivas.

Não guarde na geladeira
Com isso a geladeira não é o local ideal para armazená-lo. A umidade presente nessas áreas pode oxidar o grão e isso vai diminuir o seu aroma. Outro problema é que esses locais geralmente abrigam alimentos com odor forte, que pode ser absorvido pelos grãos de café.

Grãos, cereais e farináceos. Seja linhaça, aveia, arroz, milho, farinhas etc., o ideal sempre é armazená-los em local fresco e seco e dentro de potes fechados.

Os grãos podem ficar armazenados por até 18 meses. Contudo, realize todos os cuidados necessários para evitar problemas com doenças. O custo médio por bolsa é de R$ 1.500. Apesar do baixo custo, o material tem uma durabilidade de apenas 18 meses após a armazenagem dos grãos.

Ao constatar barriga inchada após o consumo de grãos, o ideal é ingerir muita água para manter-se hidratado e ainda facilitar a digestão. A prática de exercícios leves também pode combater os gases intestinais provocados pelo consumo de grãos. Alguns chás, como o de erva-doce podem auxiliar na eliminação dos gases.

Por fim, você pode comer grão-de-bico diariamente e a recomendação é uma concha média. Segundo o nutrólogo Jô Furlan “o grão de bico é muito rico em carboidratos e comer muito pode engordar. Assim, é um alimento que precisa ser consumido com moderação”.

Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características.

Uma dúvida comum na hora de utilizar o grão de bico em alguma receita é se é necessário retirar a pele. A casca do grão de bico é muito nutritiva e rica em fibras, no entanto, se você quiser um homus mais cremoso é indicado retirá-la.