O que fazer para a batata descascada não ficar preta?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como evitar que as batatas descascadas fiquem escuras?

  1. Coloque as batatas descascadas em uma tigela grande, suficiente para caber todas as batatas.
  2. Adicione água gelada até cobrir as batatas completamente.
  3. Adicione 2 colheres (chá) de vinagre, cubra a tigela com um plastico filme e guarde na geladeira.

Não há nenhuma contraindicação a respeito do ato. Mas, para evitar que o seu alimento fique escuro, também é possível cortá-lo e, logo em seguida, guardar as batatas em um pote com água na geladeira.

E para isso, você vai coloca-las em um recipiente, com água suficiente para cobri-las e adicionar um pouco de vinagre ou suco de limão (mais ou menos uma colher de sopa). O ácido vai ajudar a prevenir a oxidação da batata.

Se chegar à sobrar batatas descascadas e as queremos conservar para outro dia, deveremos colocar-las na água com uma pitada de sal e guardar-las no frigorifico, para que não estraguem e não fiquem escurecidas.

Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira. É uma excelente opção para quem deseja descascar todas as batatas que pretende usar nos próximos dias!

Depois de descascar as batatas, corte-as no formato da sua preferência (em palitos, cubos, rodelas, etc). Coloque em uma vasilha com água suficiente até cobrir as batatas e acrescente 1 colher de sopa de vinagre de álcool para cada 4 batatas médias.

Contudo, ela pode escurecer depois de fatiada, e isso acontece pelo seu processo de oxidação, ou seja, quando é exposta ao ar e à luz.

Você pode preparar uma salada fria ou temperada (ou uma salada russa, por exemplo), ou até fazer um purê de batatas. Dessa forma, você poderá conservar batatas cozidas de um dia para o outro sem problemas e com diversas ideias para aproveitá-las.

“Batata esverdeada deve ser totalmente descartada, mesmo que contenha partes em sua cor original, pois os glicoalcalóides podem se espalhar com facilidade pelo vegetal”, aconselha.

Com exceção do metalaxyl e cymoxamil, específicos para controle de oomicetos, todos os fungicidas citados para o controle da requeima também são recomendados para a pinta preta. Deve-se ainda acrescentar iprodione e tebuconazole, que controlam somente a pinta preta, não tendo efeito sobre o agente da requeima.

O ideal é consumi-las em até 48 horas. #FicaADica!