Que horas comer lentilha?

Perguntado por: tmoreira8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 3 votos

A tradição italiana diz que consumir esse alimento logo que o relógio marca meia-noite é sinônimo de fartura para o ano todo. A origem desse conceito é incerta, mas em muitas culturas o formato de moeda das lentilhas é associado ao sucesso financeiro.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

Origem da tradição de comer lentilha no ano novo
A tradição de comer lentilha no ano novo veio da Itália e foi trazida por imigrantes que garantiam que, exatamente à meia-noite, quem quiser ter prosperidade a partir do dia 1° de janeiro deve comer um prato desse alimento.

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Ideal para inúmeras refeições, principalmente nas festividades de final de ano, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

A leguminosa também pode ser refogada com alho e cebola e temperada com ervas finas. O ideal é ingerir cerca de duas colheres de sopa de lentilha por semana e variar com as outras leguminosas, como feijão e grão-de-bico.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Lentilha
Insira boas quantidades de ferro e proteínas vegetais no seu dia a dia, consumindo mais lentilha. Ela ajuda a intensificar o transporte de oxigênio no sangue, o que dá outra disposição física para o corpo, além de estimular a produção de massa muscular.

Intercalar feijão e lentilha é uma boa para a saúde: compare as leguminosas - 21/07/2020 - UOL VivaBem.

E dentre as variações da lentilha, um destaque é a variação Crimson, que é a lentilha vermelha, a qual possui alto teor de fibras, ferro, magnésio, ácido fólico, vitamina do complexo B, fósforo, potássio e principalmente, um alto teor de proteína.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.