Quanto tempo deixar grãos de molho?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

– Deixe os grãos nesse recipiente de 8 a 12 horas; – Troque a água pelo menos uma vez durante esse período; – Passado o tempo de remolho, descarte essa água e faça o cozimento normal da preparação.

4 grãos para deixar de molho

  1. 1 – Feijão.
  2. 2 – Lentilha.
  3. 3 – Grão-de-bico.
  4. 4 – Soja.

O remolho das leguminosas, uma antiga prática de deixar o feijão e outros grãos de molho durante algumas horas antes de cozinhá-los, é a solução para eliminar os antinutrientes e deixar os grãos mais macios, facilitando o processo digestivo e de cozimento.

Para deixar os grãos de molho, o recomendado é cobri-los com duas medidas de água e deixá-los por 8 horas, trocando a água quando acumular espuma.

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Deixe o gergelim de molho por cerca de duas horas. Ou, deixe ele de molho em água fervente por 15 minutos. Isso vai deixar as sementes ficam mais macias e também mais fáceis de digerir. Então, depois desse tempo, descarte a água do remolho e lave o gergelim.

Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.