Qual é a lenda do abacaxi?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 16 votos

Reza a lenda que uma variedade do abacaxi teria poderes afrodisíacos. Seria justamente aquele que dá em Irará, terra do mestre Tom Zé. Por isso o compositor baiano dedicou uma música ao fruto. A ciência não atestou tal façanha, mas, de qualquer maneira, vale saborear a canção.

Na gíria brasileira, "abacaxi" significa "algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta". Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido, bem como à dificuldade para descascá-lo sem se ferir com suas farpas, presentes tanto na "coroa" quanto na própria casca.

O abacaxi (Ananas comosus) é originário da floresta amazônica e há milhares de anos, os povos indígenas o dispersaram pelas Américas. Naquela época, além de servir como alimento, os frutos eram utilizados para produção de bebidas alcoólicas (licor e vinho) e partes da planta serviam para o preparo de remédios.

Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.

Para os povos antigos, o abacaxi era considerado como símbolo de hospitalidade, colocando-os do lado de fora da casa para sinalizar que os visitantes eram bem vindos. Nos dias de hoje, na gíria brasileira, o abacaxi significa algo que não dá bom resultado pelo fato de ser um fruto espinhoso.

A estampa escolhida foram abacaxis, ressaltando o clima tropical das férias. Acontece que o abacaxi é comumente utilizado para indicar casais adeptos da prática do swing, ou troca de casais.

Em suma, pode-se perceber que a descrição etimológica consensual é que abacaxi deriva do tupi ibá + kati (ou alguma variante gráfica dessa forma), expressão que significa fruta que recende. Além de designar uma fruta, também designa um grupo indígena (atualmente extinto).

Abacaxi (fatiado) O ananás ( português europeu) ou abacaxi ( português brasileiro) [ 1][ 2][ nota 1] ( Ananas comosus) é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae.

Abacaxi. O abacaxizeiro é uma planta perene, que pode durar muitos anos, a inflorescência terminal que originará o fruto.

Cerrado ‒ buriti, araticum, murici, pequi, baru, cajuzinho do Cerrado, bocaiuva, guavira, baru, mangaba etc. Floresta Amazônica ‒ maracujá, açaí, cupuaçu, camu-camu, cubiu, abiu, inajá, bacuripari, guaraná e outras. Caatinga ‒ licuru, umbu, caju, maracujá da Caatinga, entre outras.

Abacaxi: é uma das frutas que mais apresentam resultados no gosto do sêmen e no odor da vulva. Como o abacaxi é ácido e cheio de água, une, em um só alimento, várias propriedades positivas que alteram o gosto e o cheiro da região íntima.

Contudo, o nome correto para isso é fruto: produto que se desenvolve a partir do ovário da flor. Já o ovário é parte do órgão reprodutor feminino da planta, onde ficam os óvulos, que formarão sementes para proliferação. Por isso, considera-se como fruto alimentos como tomate, chuchu, berinjela, pimentão e pepino!

Como outras frutas tropicais, o abacaxi a princípio era limitado às mesas da realeza, e era frequentemente objeto de pinturas, gravuras e outras obras de arte, devido à sua aparência distinta. Com o tempo, o cultivo generalizado do abacaxi tornou-o muito mais acessível. Origem: América Central e México.