Quem não pode usar abacaxi?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 5 votos

O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.

Contraindicações. Existem algumas, por causa de seu nível de acidez e devido a determinadas propriedades do abacaxi. Por exemplo, pessoas que utilizam remédios coagulantes devem evitar a ingestão do alimento em excesso para não atrapalhar a ação do medicamento.

A polpa de abacaxi é rica em fibras. Dessa forma, ela contribui para proteger a saúde cardiovascular, uma vez que muitas dessas fibras são solúveis. Nesse sentido, elas agem no organismo reduzindo a concentração de gordura na corrente sanguínea. Logo, previnem o risco de hipertensão e infarto.

Abacaxi. A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

Doses excessivas de bromelina e de vitamina C também podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual, o que faz com que grávidas devam moderar no consumo de abacaxi.

Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi ainda tem ação diurética e propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas. Essas características fazem com que ele seja uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.

O abacaxi é rico em manganês, vitamina C e bromelaína, ou seja, possui propriedades anti-inflamatórias que melhoram a saúde dos rins. O abacaxi, por ser um alimento versátil, pode ser consumido como sobremesa, lanche ou mesmo como ingrediente em um prato principal para o almoço.

Alimentos ácidos ou cítricos não são indicados para pessoas com gastrite, uma vez que eles podem aumentar a inflamação no estômago e agravar os sintomas dessa condição. Sucos de laranja, limão, abacaxi, tomate e maracujá, por exemplo, devem ficar de fora de uma dieta para o tratamento da gastrite.

Ou seja, evite comer na hora que estiver de jejum porque a acidez do estomago potencializa o efeito da polpa dessa fruta. Portanto, as pessoas precisam evitar o miolo do abacaxi em casos de gastrite. Pois, essa fruta é ácida e o miolo tem muito caldo dessa fruta.

Melancia
A melancia também possui um aminoácido que ajuda a produzir o óxido nítrico, a citrulina. Ela promove melhorias no fluxo sanguíneo estimulando a flexibilidade das artérias. Como consequência, é capaz de baixar a pressão arterial elevada.