É seguro descongelar carne na água?

Perguntado por: upinheiro4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 17 votos

Descongelar em água fria, a 4,5 graus ou menos, também é seguro e é muito mais rápido, uma vez que a água transfere o calor com muito mais eficiência do que o ar. No entanto, esta opção também pode demorar tempo.

Água fria – nunca morna ou quente ― descongela carnes e aves rapidamente. Coloque a carne inteiramente submersa em um recipiente com água fria, trocando a água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água fria corrente, diz Blakeslee. “O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

No dia a dia, às vezes esquecemos de descongelar e não podemos esperar 12 horas ou mais. Então, numa embalagem bem fechada, mergulhe a carne em tigela com água fria corrente. O descongelamento levará uma hora para pedaços pequenos e de duas a três horas para pedaços maiores.

Como descongelar em água fria
O frango congelado também pode ser descongelado em água fria e temperatura ambiente. Neste caso, tudo vai depender de como o seu frango foi armazenado no seu freezer, antes de ser congelado.

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também.

§ 1º O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente à cocção, ou ainda segundo orientações do fabricante.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

“Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Além disso, não é bom deixar carne crua descongelada na geladeira por muito tempo antes de devolvê-la ao congelador, pois ela pode estragar. Alimentos estragados geralmente tem odor ruim ou “estranho” e ficam grudentos.

O ideal é separar um tempinho antes do preparo propriamente dito da carne para que ela fique marinando na água. Esse processo pode variar de 30 minutos a uma hora e meia.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.