Como faço para tirar o sal da costelinha de porco?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 5 votos

Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos. O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.

água. 2° Ligar e deixar esquentar (não deixe ferver). 3º Deixe descansar por 10 minutos e lavar toda a carne. com água.

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

Dessalgue a costela deixando de molho durante 24 horas trocando a água de 2 em 2 horas. Depois de tudo isso vamos ao preparo. Com a costela já dessalgada, coloque 1/2 copo de azeite em uma panela de pressão, acrescente 3 dentes de alho bem picados, deixe corar e logo em seguida coloque a costelinha.

Como tirar o sal de carne que ficou salgada
Adicione legumes enquanto está cozinhando: se estiver cozinhando carne de panela ou no forno, por exemplo, durante o cozimento adicione 1 batata ou 1 cenoura crua, descascada e picada.

Passe todas as tiras de carne em água corrente para tirar o excesso de sal externo. Corte as tiras em cubos grandes. Em uma panela, coloque a carne picada e cubra com água em temperatura ambiente. Ligue em fogo alto e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 5 minutos.

É possível salvar a carne caso fique muito salgada, basta mergulhá-la em água pura para que o processo inverso ocorra, ou seja, as concentrações tenderão ao equilíbrio e ocorrerá uma migração para a água com concentração de sal mais baixa.

Dicas para amaciar a carne de porco
A dica para uma boa marinada para carne de porco é utilizar algum elemento ácido ou uma enzima amaciante. Opções clássicas são sucos de frutas cítricas como o limão, laranja e abacaxi que combinam e muito com a carne de porco.

Afinal, costelinha defumada precisa dessalgar? Para responder de forma direta, não é necessário dessalgar antes de utilizá-la nas receitas. Inclusive, não se recomenda realizar esse processo nesse tipo de carne.

Para não ter uma feijoada muito salgada e não comprometer todo o o prato, primeiro é preciso dessalgar as carnes. Coloque as carnes de molho de um dia para o outro ou mais e vá trocando a água várias vezes. Se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.

No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar. Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas.

Porém, como nada é perfeito, há um detalhe que você precisa ficar atento: carnes de porco precisam ser bem cozidas antes de consumidas. Cozinhar é o verbo essencial quando se utiliza carne suína, pois é esse simples processo que irá eliminar possíveis vermes ou toxinas presentes.

Caso precise descongelar uma carne com urgência, é possível utilizar a água fria, o micro-ondas ou o fogão, no entanto o processo feito na geladeira garante uma qualidade superior. Se optar pela água fria, troque o recipiente a cada meia hora ou deixe a carne sob água corrente.

O sal de parrilla é indicado para peças de carnes bem grossas, pois essa espessura faz com que a carne não perca sua umidade. Quanto ao modo de usar, ele pode tanto ser aplicado antes de colocar a carne na churrasqueira, quanto depois que ela estiver pronta.