Como tirar o sal da carne seca com sal?

Perguntado por: ubrito3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 7 votos

Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal; Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos. O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.

O nome desse processo é osmose. Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga. Outro fator que influencia é a temperatura: uma salmoura (água + sal) quente acelera o processo.

A água é a melhor forma de dessalgar carne seca. Para tirar o sal da carne seca com água basta cortar a carne em cubos e deixar de molho em água fria por pelo menos 12 horas, fazendo trocas de água a cada 4 horas.

Para não ter uma feijoada muito salgada e não comprometer todo o o prato, primeiro é preciso dessalgar as carnes. Coloque as carnes de molho de um dia para o outro ou mais e vá trocando a água várias vezes. Se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.

O limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, têm a água de absorver o sal em excesso. Incluir quinoa, arroz, couscous ou massa à panela durante alguns minutos, pode ser uma alternativa para controlar o sal excessivo, sem comprometer o sabor final.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar.

“A carne-seca é feita em um processo mais industrial e fica um pouco mais salgada que as outras. Não dá para usá-la fresca, mas sim em cozidos e farofas depois de dessalgada. Dá até para saltear e comer com manteiga de garrafa. Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial.

Diferente do jerked beef e de algumas variedades de carne-seca, a carne-de-sol não utiliza o sal de cura em seu processo de produção, o que faz com que a carne fique mais escura, menos úmida e mais propensa ao desenvolvimento de germes nocivos à saúde humana.

No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar. Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas.

1- Espalhe o sal por toda a carne, e deixe na parte baixa da geladeira sobre um escorredor ou recipiente furadinho para que a salmoura não fique em contato com a carne, por quatro horas. "A carne precisa de uma certa espessura pala não salgar demais", ensina Wanderson.

Rei Carnes
A carne seca normalmente é feita da capa da costela ou carnes nobres e é salgada para conservar fora da geladeira. Para dessalgar, basta cortar a carne em cubos e ferver em água até 2x para retirar o sal e colocar direto no preparo da feijoada.

Como tirar o sal do feijão com batata
Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.