Dá para congelar o arroz cru?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Como evitar bicho no arroz cru? - Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético! Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras.

Segundo a chef, os grãos cozidos de arroz podem ser armazenados no freezer sem perder seu sabor e consistência por até três meses. Mas, atenção: o arroz que sobra não pode ser congelado, pois já foi mexido.

Dicas para armazenar arroz. Quem quiser proteger os grãos de arroz de insetos ou de poeira, pode armazenar o arroz na geladeira mesmo quando cru. Coloque o arroz cru (branco, selvagem, Jasmine, Basmati ou integral) dentro de recipiente hermético na geladeira.

Como congelar arroz do jeito certo? Não tem muito mistério na hora de congelar o arroz cozido, basta colocá-lo dentro de um recipiente próprio para congelar alimentos. Ele dura até três meses dentro do congelador, então é importante colocar uma etiqueta no pote com a data, para não dar ruim depois.

Manter sobras de arroz no congelador é uma ótima ideia para agilizar preparações no dia a dia e salvar qualquer almoço ou jantar sem ter que fazer tudo do zero. Versátil, o prato pode ir muito além do tradicional arroz de forno se transformar em arroz frito, arroz de frigideira, carreteiro ou piamontese.

Não coloque o arroz na porta da geladeira e do congelador. Esta sempre é a parte que mais passa por variações em temperatura. Não guarde o arroz no gavetão do congelador. Ele retém parte da umidade e pode estragar os grãos em pouco tempo.

Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Você pode identificar o arroz estragado por um odor desagradável ou uma textura viscosa. A descoloração do arroz também pode ser uma indicação de que o arroz foi infectado por bactérias e não deve mais ser consumido.

"O arroz agora pode ser aliado do emagrecimento. Basta congelar os grãos após o cozimento e terá um alimento menos calórico e com menor índice glicêmico." Você já deve ter se deparado com a dica nas redes sociais ou em sites que prometem perder muitos quilos facilmente.

Mesmo depois de cozidos e temperados, os grãos podem ser congelados. Esta opção é ótima para evitar o desperdício, principalmente de arroz e feijão. Guardar as sobras ainda ajuda a economizar muito tempo na cozinha. Basta descongelar e comer.

Você sabia que ao congelar o arroz cozido ele cria “amido resistente”? O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo corpo e aumenta as bactérias boas do intestino, melhorando a saúde e otimizando o emagrecimento.

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.