Como evitar coro no arroz?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Alimentos com muito sódio costumam ter menos risco de infestação, pois estas pragas não conseguem se desenvolver devido à substância”, revela. Entre os alimentos mais afetados estão: macarrão, arroz, farinha de trigo, fubá, chocolates, bombons e ração para pet.

A primeira coisa que se deve fazer para evitar o aparecimento dos bichinhos é realizar uma limpeza completa do seu armário. Limpe bem os potes e sacos os quais você mantém os alimentos, e se identificar a presença de algum desses insetos dentro do saco de arroz, feijão e até na pipoca, descarte o produto imediatamente.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado... Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

Para utilizar a água sanitária contra larvas e mosquitos, o melhor é dilui-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas. Caso elas estejam dentro do saco de lixo ou da lixeira, basta fechar o saco ou o recipiente para que elas se sufoquem com o produto.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Com uma esponja ou pano úmido, use também detergente e depois deixe secar bem. Se você quiser uma dica mais natural, porém não tão cheirosinha, use vinagre para eliminar qualquer vestígio de tracinha.

O Zabrotes subfasciatus é conhecido como caruncho-do-feijoeiro e atinge plantações de feijão dos gêneros Phaseolus e Vigna. A sua reprodução ocorre por meio do depósito de ovos junto ao grão, em que as fêmeas produzem uma secreção que fixa os ovos às sementes para que a larva penetre no grão ao se desenvolver.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos.

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado... Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.