Qual é a origem do Munguzá?

Perguntado por: mhernandes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado.

O munguzá ou mungunzá é uma iguaria afro-brasileira ou, mais precisamente, afro-baiana.

Origem da canjica
Dessas histórias, a mais aceita pelos especialistas é relacionada a chegada da canjica no período colonial pelos africanos escravizados no Brasil. Chamada de “kanzika” nessa época era um tipo de papa de milho bem tradicional de várias regiões da África e muito consumida no Brasil nas senzalas.

O mungunzá, também conhecido como canjica, é outro prato típico afro-brasileiro bastante apreciado nas festas juninas. “Essa é uma iguaria afro-brasileira que algumas regiões até reconhecem como item indispensável das festas juninas.

O mungunzá (também chamado de munguzá) surgiu na África e se popularizou bastante aqui no Brasil. Em alguns locais, é conhecido como canjica. O significado do seu nome, em português, se assemelha a “milho cozido”. O prato lembra uma feijoada e geralmente é consumido como jantar.

Muitas histórias envolvem a origem do prato, que para alguns vem dos Tupinambás, para outros da África ou ainda da Índia. A mais verossímil, no entanto, é que é uma iguaria afro-brasileira. O mungunzá é muito parecido com o cachupa de Cabo Verde, prato salgado de milho cozido com feijão e carne ou peixe.

Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.

Apesar de ser tradicional das nossas amadas festas juninas, a canjica tem origem africana.

A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”.

O termo é muito usado na região do Congo e da Angola. Os escravos, a princípio, trouxeram essa cultura culinária para o Brasil, sendo ela muito consumida nas senzalas. Apesar de fazer parte do banquete dos escravos, a canjica tomou lugar no cardápio dos nobres e foi incrementado por novos ingredientes.

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.

As proteínas auxiliam o crescimento e reparação dos tecidos, ajudam na produção de hormônios, enzimas e anticorpos. As vitaminas que podem ser encontradas no Munguzá são várias: B1, B2, B3, B5 e B6. Elas contribuem com o bem-estar do corpo e da mente.

Significado de Mungunzá
substantivo masculino [Culinária] Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo açucarado, ao qual às vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, açúcar, manteiga e canela. Denominado canjica, no Centro e no Sul. Variação de manguzá, mugunzá, munguzá. Etimologia (origem da palavra mungunzá).

A receita típica é nominada de variadas formas, pois no nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca ou ainda canjica grossa. No Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.