Quem trouxe o pé de moleque para o Brasil?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Martin Afonso de Souza

Variações no Brasil O pé de moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martin Afonso de Souza. O pé de moleque é extremamente popular no Brasil.

O nome da iguaria feita de rapadura e amendoim surgiu no Brasil colonial, quando meninos surrupiavam o doce de quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!”

Vale lembrar que o doce surgiu no Brasil no século XVI e o calçamento com pedras tem sua origem milenar. O Pé-de-Moleque, ao contrário do que muitos pensam, não é um doce brasileiro. É Árabe, tendo sido introduzido na Europa na Idade Média, pelos árabes em suas incursões pela península Itálica e Ibérica.

A versão tradicional do pé de moleque leva rapadura, amendoim e água. Para preparar, é preciso quebrar a rapadura, colocar num tacho, adicionar a água e mexer até a mistura ferver. Quando a massa começar a desgrudar do fundo, acrescente o amendoim e continue mexendo.

A origem do nome é controversa. Uma versão atribui a denominação à semelhança com a cor e os calos dos pés das crianças acostumadas a correr em chão de terra batida. Outra, no entanto, afirma que o nome vem da bronca que as cozinheiras davam nos garotos que mexiam no doce enquanto elas o preparavam: “pede, moleque”.

Brasil

Assim foi batizado o nosso pé de moleque, um clássico que surgiu no Brasil em meados do século 16, com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente. O doce não era assim uma baba de moça, ou seja, o favorito da elite. Era pop entre os pobres e inicialmente conhecido por quebra-dentes ou quebra-queixo.

O nome da iguaria feita de rapadura e amendoim surgiu no Brasil colonial, quando meninos surrupiavam o doce de quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!” Imagine a cena: nas ruas do Brasil colonial, quituteiras vendem uma iguaria feita de rapadura e amendoim.

cidade de Piranguinho

A cidade de Piranguinho é reconhecida como a Capital Nacional do Pé de Moleque, e o preparo artesanal do doce é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais.

É provável que você se pergunta qual a diferente do pé de moleque para o pé de moça e a resposta é bem simples, a adição do leite condensado. O pé de moleque é feito a base de uma calda de açúcar o que deixa o doce bastante crocante. Já o pé de moça, tem como base o leite condensado trazendo um resultado mais cremoso.

O principal ingrediente do pé de moleque
Por ser rico em proteínas vegetais é benéfico para o desenvolvimento muscular, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular. A melhor forma de ingestão do amendoim são opções in natura, ou minimamente processadas, com ou sem casca.