Como se chama feijão na Bahia?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O feijão-caupi é também chamado de feijão-gurutuba e feijão-catador em algumas regiões do Estado da Bahia e norte de Minas Gerais.

Conhecido como feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-fradinho, ele é rico em fibras e tem uma proteína capaz de reverter a deposição de gordura no fígado.

Na Bahia há o predomínio do feijão mulatinho que é usado até na feijoada, sendo que o feijão fradinho é utilizado no acarajé e no abará.

A cultivar Jalo Precoce é uma opção para os produtores interessados em produzir feijão comum do grupo comercial manteigão. Essa cultivar destaca-se pelos grãos grandes, com uniformidade de tamanho e coloração, e boas qualidades culinárias.

Phaseolus vulgaris

Nome científico: Phaseolus vulgaris L. Nome popular: feijão, feijão-comum.

A cor do feijão é a mesma de uma raça de porco caipira, chamada carioca, bastante comum na época e famosa por suas listras espalhadas no corpo. Vendo a semelhança, o agricultor decidiu homenagear o novo feijão com o nome do animal. E, assim, um feijão bege descoberto em SP recebeu o nome de carioca.

A região de Irecê, no centro norte da Bahia, integra cidades como Ibititá, Canarana, Lapão e João Dourado. Durante mais de 30 anos a cidade manteve o título de capital mundial do feijão.

Também conhecido como feijão de corda, o feijão fradinho tem grãos pequenos e de cor branca, apresentando uma manchinha preta conhecida como “olho”.

Irecê, na região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, já foi chamada de “capital nacional do feijão”, mas, hoje, a leguminosa é coisa rara na cidade.

O Feijão Mulatinho tem uma coloração amarronzada e sabor agradavelmente suave, com grande produção de caldo. Ideal para cozimento com linguiça, ou tradicionalmente com Arroz Combrasil e um acompanhamento.

O feijão-caupi tem vários nomes populares. Alguns dos mais usados são: feijão-macassa e feijão-de-corda, na região Nordeste; feijão-de-praia, feijão-da-colônia e feijão-de-estrada, na região Norte; feijão-miúdo, na região Sul.

O tipo "carioquinha", como é conhecido, é a preferência de 60% dos brasileiros, segundo a Embrapa. Sua história começou no município de Palmital, interior de São Paulo - bem longe do Rio de Janeiro, contradizendo o boato que compara as listras do grão com o desenho do famoso calçadão de Copacabana.

De coloração bege com listras marrons, o feijão carioca é a variedade mais famosa no país, correspondendo a 70% do consumo dos brasileiros. Sem dúvidas, a combinação de feijão carioca com arroz é a mais presente no dia a dia, mas ele também pode ser utilizado no preparo de sopas, caldos e hambúrgueres.

Cultura do feijão: a origem do grão
Por outro lado, achados arqueológicos de feijões domesticados na América do Sul, mais especificamente no Peru há cerca de 10.000 a.C. São indícios de que o feijoeiro teria sido domesticado na América do Sul e então levado para a América do Norte.

A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.