O que fazer quando a água do feijão seca?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Quando você precisar engrossar o caldo do feijão e não tiver muito tempo de sobra, faça o seguinte: misture bem, em um recipiente pequeno, duas colheres (sopa) de amido de milho com três colheres (sopa) de água fria.

— Outra opção também seria engrossar o feijão aguado acrescentando uma mistura de água com amido de milho, ou até mesmo farinha de trigo — ensina Vanessa, que também sugere usar a criatividade para cozinhar novos pratos. Por exemplo, o tuto de feijão, feito com farinha de mandioca, ajuda o alimento a render mais.

Como tirar o gás do feijão com limão
Deixar o feijão de molho com limão é bem simples: basta espremer meio limão na água com o feijão e depois adicionar algumas rodelas no recipiente. Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas.

Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho. Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.

Modo de preparo
Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.

A rega deve ser feita diariamente, para manter o solo úmido. É importante evitar encharcar o solo, pois isso pode levar à desnutrição do feijão. É também importante considerar a quantidade de água necessária para regar o feijão. Dependendo da época do ano, a quantidade pode variar.

Uma das maneiras mais eficazes de amolecer feijão duro é deixando-o de molho antes de cozinhá-lo. Para fazer isso, basta colocar o feijão em uma tigela grande com água fria e deixá-lo de molho por pelo menos 8 horas ou durante a noite. Isso ajuda a amolecer as cascas do feijão e acelera o processo de cozimento.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água. Esse tempo pode se estender até 48h, mas, caso você deixe por um período maior, é importante lembrar de trocar a água com uma certa frequência.

Por quanto tempo deixar o feijão de molho? O feijão deve ficar, pelo menos, 12 horas de molho na água antes de ser cozido. Você pode estender esse tempo de remolho para até 48 horas, mas é importante trocar a água com frequência, de 12 em 12 horas.

Embora o remolho tradicional seja o mais recomendado, é possível acelerar o processo de remoção de antinutrientes usando água quente. Tudo o que você deve fazer é deixar o feijão de molho em água quente por pelo menos uma hora. Depois lave os grãos e cozinhe como o habitual.

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.