Qual é o nome do verdadeiro limão?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O limoeiro (Citrus x limon) é originário do sudeste da Ásia. Adaptou-se tão bem na região da Sicília, que seu fruto ganhou o nome popular de limão-siciliano.

Comumente chamado de “limão verdadeiro”, o siciliano é o tipo de limão mais antigo do mundo. Mais ácido que os outros limões, é utilizado frequentemente na culinária para doces, molhos e licores. O limão siciliano tem um formato alongado e a casca amarela é bastante grossa.

limão siciliano

Do ponto de vista botânico, o limão siciliano é considerado o limão verdadeiro. Sua árvore pode atingir até 6 metros de altura, tendo flores perfumadas e, como fruto, o alimento de formato alongado, casca grossa e amarelada.

No Brasil, o 'Tahiti' é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, estimando-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares. O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total. É uma planta de porte médio a grande, vigorosa e quase sem espinhos.

No Brasil é também popularmente denominado limão-siciliano, de forma a distingui-lo de três outras espécies de citrinos chamadas de "limões" no Brasil e "limas" nos restantes países lusófonos: Citrus × latifolia ou limão-taiti, Citrus aurantiifolia ou limão-galego, Citrus x limonia ou limão-cravo.

Conheça o limão-caviar, que custa quase R$ 800 por quilo.

Tipos de limão cultivados e consumidos no Brasil
Existem mais de 100 espécies de limões, entretanto, poucas variedades são responsáveis pela maioria do consumo mundial.

Limão Galego
Pequeno e saboroso, o galego está sumindo do mercado por causa de doenças que atacam as plantações desde a década de 70. Mas, por ser considerado o melhor fruto para fazer caipirinha, a variedade ainda frequenta a mesa e o copo dos brasileiros.

No entanto, existem relatos de que os romanos já conheciam o limão, usando-o como medicamento, mesmo antes de o fruto ser trazido pelos árabes. Outros afirmam que o limão só foi introduzido na Europa com as primeiras navegações dos romanos em direção às Índias Orientais.

O limão-cravo (nome científico: Citrus × limonia), fruta do limoeiro-cravo, é uma fruta cítrica também conhecida no Brasil sob os nomes comuns de limão-rosa, limão-cavalo, limão-egua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui.

O limão-siciliano fresco, que tem mais chances de ter suco, é amarelo.

Conhecido também como limão-galego, limão-caipira ou limão-tambaqui, a variante do nome “limão-cravo” é devido a sua casca, quando mais madura, é alaranjada com imperfeições que parecem cravos-da-índia. Seus gomos também são alaranjados de sabor menos cítrico que o limão taiti.

O limão galego é uma cítrica que nasce da Citrus aurantifolia, o conhecido “pé de limão galego”.

Limão-taiti ou lima ácida taiti
Este limão é menor que o limão-siciliano, sua casca é fina e verde, sua polpa é suculenta e muito ácida. O teor de acidez da lima ácida tahiti chega a 8%, por isso ser usado em sobremesas e bebidas resfrecantes, como sorvete de limão e caipirinha.