Quem criou a torta capixaba?

Perguntado por: dpinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A história conta que a produção da torta começou no litoral capixaba pela fartura de peixes que chamava atenção dos indígenas, principalmente dos Tupis, que habitavam a região antes da chegada dos portugueses.

A origem do prato ultrapassa 400 anos, e ele é fruto, principalmente, das tradições de comunidades litorâneas e das vilas de pescadores que viviam à beira das praias e dos manguezais que consumiam o prato no período da Quaresma devido à abstinência do consumo de carne vermelha.

De acordo com os historiadores, a moqueca é uma refeição que teve origem antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como outros pratos da gastronomia capixaba, passou por uma intensa mistura de culturas: colonizadores europeus, indígenas e africanos.

moqueca capixaba

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

A gastronomia capixaba é produto de muitas influências dos habitantes locais como indígenas, portugueses, africanos e imigrantes europeus. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba.

Foi na Grécia antiga que a Torta surgiu. Ela era uma oferenda que os humanos ofereciam à Deusa Ártemis, divindade ligada às colheitas, à natureza, à caça e à fertilidade, o doce oferecido à deusa grega era redondo, tendo uma ligação com a lua.

Os romanos comiam tortas doces inteiras, provavelmente mais semelhantes às tortas modernas do que qualquer outra mencionada até então. A receita romana mais antiga para esse alimento foi publicada em aproximadamente 160 a.C. e envolvia uma crosta de centeio, queijo de cabra e mel.

A moqueca tem origem indígena e era preparada em panela de barro e urucum, com o passar dos anos, foi sofrendo algumas transformações: espanhóis e portugueses acrescentaram alho, cebola e coentro e os negros trouxeram o azeite-de-dendê.

Muxá capixaba

Muxá capixaba é o doce típico do Espírito Santo.

A origem da Moqueca
Sua origem é fruto de influências indígenas, africanas e portuguesas, misturando técnicas e ingredientes dos diversos continentes em um prato autenticamente nacional. Uma das grandes influências para o surgimento da moqueca foi um prato indígena chamado pokeka.