Pode cozinhar brócolis amarelo?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva. Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido.

Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

Ele contém níveis particularmente altos de um glucosinolato chamado glucorafanina. Então, quando você corta brócolis, libera uma enzima chamada mirosinase das células vegetais. Portanto, esta enzima reage com glucosinolatos e a glucorafanina e produz um composto chamado sulforafano.

Para garantir que o processo de cozimento seja cessado, coloque o brócolis cozido em um recipiente com água bem gelada. Se você não tiver água gelada à disposição, utilize a água em temperatura ambiente e acrescente gelo. Assim, ficará mais fácil manter a cor verde deste belo vegetal.

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.

Isso acontece porque esse amargor aparece por motivos diferentes, já que o brócolis é um vegetal que exige atenção redobrada quanto a sua utilização. Geralmente os grandes culpados são o tempo de amadurecimento, a maneira que foi armazenado e o modo de preparo.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista Renata Guirau.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido.

Alguns alimentos que ajudam a soltar o intestino, e por isso devem ser consumidos diariamente, são o brócolis, couve-flor, mamão, abóbora, ameixa e kiwi. Outra boa dica para quem sofre constantemente com o intestino preso é adicionar 1 colher de linhaça, gergelim ou semente de abóbora nas refeições.