Quantas vezes por semana pode comer brócolis?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Melhor ainda para a saúde, coma brócolis e outros vegetais do grupo dos crucíferos 4 a 5 vezes por semana, com porções de 2 xícaras.

O brócolis é altamente recomendado para atletas e para pessoas que querem perder peso, já que é uma comida rica em fibras. De acordo com a USDA, 100 gramas de brócolis possuem apenas 34 kcal. O brócolis pode nos oferecer proteínas, minerais, ferro e é uma excelente fonte de vitaminas (vitamina K, vitamina C).

Todos devem comer pelo menos uma vez por semana, meia xícaras de brócolis ou duas ou três vezes por semana. Os homens devem comer quatro porções por semana para reduzir o risco de câncer de próstata.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de brócolis, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.

O primeiro sinal que ajudará você a saber se os brócolis estão estragados refere-se à cor do vegetal. A cor normal dos brócolis é verde; se vir que as flores se converteram em um tom mais amarelado é porque a verdura se estragou. Quando os brócolis estiverem bons e aptos para serem consumidos, a sua cor é verde escura.

Você deve incluir o brócolis como um dos vegetais crucíferos que você come regularmente se você quer receber os benefícios fantásticos oferecidos por essa família de vegetais. No mínimo, inclua vegetais crucíferos como parte da sua dieta 2 ou 3 vezes por semana, com uma porção de pelo menos 1 1/2 xícara.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Dica 2) Lave bem o brócolis antes de cozinhar
A higienização dos alimentos é muito necessária, principalmente quando o assunto é legumes e verduras. Esse cuidado é importante para remover qualquer sujeira ou resíduo e pode garantir que a refeição tenha muita qualidade.

Evite, por exemplo, misturar vegetais que corroborem na formação dos gases numa mesma refeição. Misture-os com outras tipos de verduras para que os “efeitos colaterais” sejam amenizados. Outra dica valiosa, mas nesse caso se aplica aos grãos e tubérculos é deixa-los de molho por, no mínimo 6 horas.

Como incluir vegetais no café da manhã
Logo cedo, milho, brócolis, espinafre e tomate, por exemplo, podem ser incluídos na omelete ou ovo mexido do café da manhã.

cabeça

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

Brócolis
Apesar disso, seu consumo à noite é desaconselhado, já que seus compostos de enxofre e fibra são um pouco mais difíceis de digerir. Estes aumentam a produção de gases no intestino e, durante a noite, podem causar mal-estar estomacal.