Como saber se o bacalhau é falso?

Perguntado por: odomingues9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

O bacalhau deve ter aparência limpa e sem manchas escuras. Manchas pretas ou marrons podem ser resíduos do peixe, como sangue ou bílis – sinal de que ele não foi bem trabalhado. Confira também se a peça está bem sequinha. Para isso, segure com firmeza o bacalhau pela cabeça e solte a cauda.

Pollachius virens

Já as principais fraudes, ou seja, peixes que são rotulados e/ou vendidos como bacalhau sem de fato serem, são: Pollachius virens (pode ser identificado comercialmente como Saithe), Molva molva (identificado comercialmente como Ling) e Brosme brosme (identificado comercialmente como Zarbo).

Tipos de bacalhau
O peixe vive em águas muito frias do Atlântico, nas regiões do Canadá e da Noruega”, disse a Ana. “A maturação também é feita na temperatura ambiente de países frios para ter aquele resultado que a gente conhece – por isso não conseguimos fazer um verdadeiro bacalhau no Brasil.”

O recomendado é não comprar o pescado se ele estiver com muito sol ou umidade. Para verificar isso, pegue a peça inteira pela “cabeça” e solte a cauda. Se ficar reta significa que o bacalhau está bem curado e você pode comprar. Por outro lado, se ele se curvar é sinal que está mais úmido.

Você sabia, por exemplo, que bacalhau não é um peixe? Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Na verdade, damos o nome de bacalhau a peixes específicos depois de um processo de salga e secura.

Escolha o corte: Escolha o seu tamanho: 1kg.

pirarucu

Termo é nome popular de diversas espécies do gênero Gadus, especialmente quando preparados na forma de salga; pirarucu é considerado 'bacalhau brasileiro'.

A cura e a forma de salgar dos portugueses é diferente da dos noruegueses, porque são mais rápidas. O bacalhau cod gadus morhua, preparado em Portugal, é o tradicionalmente conhecido como bacalhau do Porto”, afirma. Nesta época do ano, Ohara costuma vender cerca de 5 toneladas de bacalhau.

Outra forma é pela coloração: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto. O Saithe é um tipo mais escuro e de sabor mais forte. É o tipo mais importado atualmente e é o campeão de vendas no Nordeste brasileiro. É utilizado para bolinhos, tortas, mexidos, saladas e ensopados de bacalhau.

O sal em excesso mata o sabor natural e deixa um residual amargo no paladar. Por isso, a dessalga é imprescindível para se ter um produto agradável". De acordo com o professor, o termo "bacalhau" não diz respeito ao peixe e sim ao processo.

O Gadus morhua é considerado o mais nobre bacalhau do mundo, além de possuir também imensa versatilidade, garantindo que todas as partes do peixe podem ser utilizadas em diferentes receitas.