Quem tem síndrome de Down dura quanto tempo?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 16 votos

– Há um século, na década de 1920, uma pessoa com Down vivia em média 9 anos. Hoje, com exames avançados, inúmeras possibilidades de cirurgia, as pessoas vivem cerca de 60 anos. Apesar do avanço na medicina, a inclusão dessas pessoas teve um papel importantíssimo no aumento da expectativa de vida.

As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos no núcleo das células em vez de 46, como é comum. João foi reconhecido em 2018 como o portador mais velho da condição, quando tinha 70 anos.

Foi em uma casa de repouso para idosos que Kenny Cridge completou 77 anos. Desde 2008, ele é a pessoa mais velha do mundo com Síndrome de Down. Ao nascer, os médicos pensaram que estava morto após parto junto à irmã gêmea.

Além disso, não existem níveis de Síndrome de Down. A única classificação existente é em relação à deficiência intelectual, que pode ser leve, moderada ou grave.

Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como malformações cardíacas e do trato gastrointestinal, problemas de visão e audição, além de chances maiores de desenvolverem diabetes e alterações da tireoide.

Na Síndrome de Down são observados um decréscimo do peso do cérebro, e uma simplificação em seu padrão giriforme. Os portadores de Síndrome de Down apresentam risco maior de sofrer doenças cardíacas congênitas, refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.

Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down, mas as chances são maiores de apresentarem alterações genéticas, sendo 80%, e se apenas um dos dois tiverem Down é 50% de chance que a criança tenha trissomia.

As pessoas com síndrome de Down já nascem com a condição, que lhes confere uma série de características bem típicas, como: rosto arredondado; olhos oblíquos para cima; língua maior do que o comum ou protusa (para fora da boca);

Em testes de inteligência, estes indivíduos apresentam pontuações variando de 20 a 85 de QI, sendo que cerca de 70 a 75% apresentam QI entre 20 e 50 (SCHWARTZMAN, 2003. S Síndrome de Down.

Mas, por que as pessoas com a síndrome envelhecem precocemente? Os primeiros sinais, na pessoa com Síndrome de Down, que são reconhecidos na sociedade como envelhecimento surgem por volta dos 20 anos, com a perda da força, enfraquecimento da imunidade e perda da capacidade funcional.

Até o início do século 20, a expectativa de vida de uma pessoa com síndrome de Down era de cerca de 10 anos. Hoje, os indivíduos com a condição, causada por uma alteração genética no cromossomo 21, vivem, em média, 60 anos, segundo estudos e organizações nacionais e internacionais.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) veda a restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição. A entrada no mercado de trabalho de pessoas com síndrome de Down é essencial para a inclusão plena na sociedade.

Idade do pai é mais determinante que a da mãe na geraçãode filhos com problemas. Quando se trata de doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo.