Quem tem dermatite seborreica pode secar o cabelo com secador?

Perguntado por: ojordao8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 11 votos

Após lavar o cabelo, seque-o com uma toalha delicadamente, sem esfregar. Evite usar o secador de cabelo com ar muito quente, pois isso pode ressecar o couro cabeludo.

não tomar banhos muito quentes; prefira os banhos mornos ou, então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria; – enxugar-se bem antes de se vestir; – usar roupas que não retenham o suor (tecidos sintéticos devem ser evitados para quem tem tendência à dermatite seborreica);

A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.

GQ Brasil: Quais as dicas para incorporar o tratamento da seborreia nessa rotina mais imprevisível do home office? BC: Evitar uso de prancha e secadores, evitar uso de chapéus e bonés, lavar os cabelos com água fria e utilizar shampoo adequado.

Para quem tem caspa, o uso do secador deve ser mínimo, uma vez que o jato quente agrava o problema. No entanto, se tem o costume de lavar os fios à noite, regule a ferramenta para a temperatura média e elimine o excesso de água na raiz, já que dormir com os fios molhados é uma das principais causas da caspa.

4) O uso demasiado de ferramentas quentes, como secadores e chapinhas. O calor excessivo vindo desses acessórios pode causar irritação e aumento da oleosidade no couro cabeludo, o que acaba refletindo na piora da dermatite seborreica e, consequentemente, na proliferação da caspa.

No entanto, na maior parte dos casos, não há problema nenhum em tomar banho diariamente e lavar os fios. "Quando o assunto é dermatite, o grande problema com relação ao banho é a temperatura da água.

Tratamentos médicos para a dermatite seborreica
Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval. Os tratamentos locais à base de lítio também são eficazes.

O sal de lítio está indicado para a dermatite seborreica da face. Deve ser aplicado localmente duas vezes por dia, até o desaparecimento dos sintomas.

A principal alternativa de tratamento para neutralizar a dermatite seborreica é realizando a higienização do couro cabeludo. É recomendado lavar os cabelos dia sim, dia não com shampoos ricos em ativos seborreguladores, como o ácido salicílico, por exemplo.

“O tratamento das crises é importante: lavagens mais frequentes, no mínimo 3 vezes por semana; não usar chapéus ou bonés; o uso de shampoos que contenham ácido salicílico, zinco e antifúngicos, dentre outros especificados pelo dermatologista”, listou a médica.

A dermatite seborreica, enfim, além de causar sintomas no couro contribui para a queda de cabelo. Sendo assim, pessoas com caspa, coceira, ardência, dor ou sensibilidade no couro não devem usar touca de cetim para dormir.

Ciclopirox olamina. Esta molécula é indicada no tratamento da dermatite seborreica ligeira a moderada no rosto.

De acordo com Bonomo, a resposta é sim. Usar o aparelho todos os dias pode não ser prejudicial para os cabelos. Isso, contudo, só vai acontecer se você tomar certos cuidados para evitar que o calor queime os fios, causando ressecamento e até mesmo quebra.