O que é a insuficiência respiratória?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 17 votos

Resumo. A insuficiência respiratória aguda é resultado do comprometimento agudo ou crônico na troca gasosa entre os pulmões e o sangue, causando hipóxia com ou sem hipercapnia. Os pacientes podem apresentar dispneia, ansiedade, confusão, taquipneia, disfunção cardíaca e parada cardíaca.

As causas da insuficiência respiratória
Qualquer doença que afeta diretamente o pulmão pode causar insuficiência respiratória, como pneumonia, asma, embolia pulmonar e a COVID-19.

Além da intensa falta de ar, os sintomas incluem coloração azulada da pele, lábios e unhas, confusão mental, sonolência e batimentos cardíacos anormais. A insuficiência respiratória pode ter inúmeras causas.

A insuficiência respiratória é um distúrbio no qual o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente baixo ou o nível de dióxido de carbono no sangue fica perigosamente alto.

Sinais cardiovasculares como taquicardia ou bradicardia, hipotensão, hipertensão, má perfu- são periférica e pulso paradoxal indicam maior gravidade. Sinais gerais como irritação, sonolência, fadi- ga e sudorese também podem estar presentes.

A falta de ar normalmente pode ser controlada com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar (extra). O primeiro passo para o controle é encontrar o que está causando o problema.

6 dicas de como evitar e controlar problemas respiratórios

  1. Umidade do ar. ...
  2. Hidratação. ...
  3. Ventilação. ...
  4. Lavagem do nariz. ...
  5. Higienização das mãos. ...
  6. Atividades aquáticas.

Sprays nasais e broncodilatadores são exemplos de remédios que ajudam a combater o sintoma. Eles devem ser usados sob prescrição médica. De preferência, acompanhados por medicações de controle da doença que provoca falta de ar – a exemplo de antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Quando a respiração começar a ser insuficiente para a produção de energia, por exemplo quando começamos uma atividade física, a tendência seria cair o teor de oxigênio no sangue e aumentar o teor de gás carbônico.

Quais são as causas? Essa condição tem mais incidência sobre pessoas hipertensivas ou idosas, mas também pode ser relacionada a maus hábitos como excesso de bebidas alcoólicas, problemas reumáticos, obesidade, diabetes, infecções virais e tabagismo.

Causas e Fatores de Riscos
Em geral, a insuficiência cardíaca é uma consequência de doenças que, ao longo do tempo, agridem o coração. Cerca de 70% dos casos estão relacionados às doenças isquêmicas, como infarto, além de hipertensão, problemas valvares e miocardite.

FREQUENCIA RESPIRATORIA E ESFORÇO RESPIRATORIO
Os sinais de esforço respiratório representam a tentativa do paciente de compensar a piora da troca gasosa, por meio do aumento do trabalho respiratório.

A Crônica é a falência respiratória que surge nos pacientes com doença pulmonar crônica, surge em período de meses ou anos. E a Aguda é quando há a falência respiratória que surge nos pacientes cujos pulmões eram estrutural e funcionalmente normais, na qual ocorre rapidamente.

Enfisema Pulmonar, também conhecido como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é uma das patologias respiratórias mais comuns. Ele se dá por alterações importantes nas estruturas do pulmão, prejudicando seu bom funcionamento e dificultando a respiração do paciente.