O que é hipoxia silenciosa?

Perguntado por: tnobrega . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 9 votos

Esta discrepância indica que uma frequência respiratória normal em pacientes com COVID-19 pode mascarar um estado de hipóxia (a chamada “hipóxia silenciosa”), com o artigo concluindo que a oximetria de pulso pré-hospitalar pode ser usada como “bandeira vermelha” para detectar tais situações.

Hipóxia: é definida pela redução na oferta de oxigênio aos tecidos orgânicos, em decorrência dos mais diversos eventos, sejam eles: baixa pressão parcial de oxigênio, déficit na capacidade de transporte ou inibição do uso.

A hipóxia ocorre quando há falta de oxigênio no corpo. Ela consiste na diminuição da oferta de oxigênio dos tecidos que compõem o nosso organismo.

Sintomas principais
A princípio, a hipóxia causa cansaço a pequenos esforços, além de extremidades arroxeadas, bem como os lábios, além de tonturas e desmaios.

Uma perturbação em qualquer uma das fases principais da respiração irá interromper a capacidade que o corpo tem de transportar oxigénio para as células. Isto resulta numa deficiência na quantidade de oxigénio no sangue (hipoxemia), que pode causar hipóxia (deficiência no fornecimento de oxigénio celular).

O tratamento da hipoxemia é a suplementação de oxigênio e a reversão do quadro que a originou. A suplementação de oxigênio é particularmente importante nas emergências médicas, uma vez que a falta de oxigenação no sangue pode ser fatal.

Os Tipos de Hipóxia

  • Hipóxia Hipóxica (de altitude) ...
  • Hipóxia Hipêmica (anêmica) ou hipoxemia. ...
  • Hipóxia Estagnante. ...
  • Hipóxia Histotóxica. ...
  • Hipóxia (hipoventilação) de treinamento.

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

O que é hipóxia ? O termo hipóxia é uma condição em que os tecidos não são adequadamente oxigenados, geralmente devido a uma concentração insuficiente de oxigênio no sangue , mas também pode ser causada por uma obstrução da circulação em uma parte específica do corpo.

Umidificar o ar e encorajar a ingestão hídrica; Monitorizar a gasometria arterial e a saturação de O2 por oximetria capilar; Manter o cuidado apropriado com os equipamentos de oxigenoterapia (tubos de aerossol, umidificadores, traquéias);

O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme (carne bovina, ostras, pato e cordeiro) e não-heme (enquanto frutas, vegetais e grãos). Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

A saturação baixa acontece quando o oxigênio não consegue chegar até os alvéolos pulmonares para fazer a troca gasosa. Dessa forma, não há uma troca gasosa efetiva entre oxigênio e o dióxido de carbono. O normal é que o oxigênio seja levado pela corrente sanguínea para “alimentar” todas as células do nosso corpo.