Como são as pintas de catapora?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 3 votos

A erupção da catapora apresenta habitualmente quatro fases: Máculas: pequenos pontos avermelhados e planos. Pápulas: pequenas elevações sólidas e avermelhadas. Vesículas: bolhas com líquido no interior e base avermelhada.

A catapora é causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência nas crianças. Trata-se de uma doença infecciosa, altamente contagiosa, porém geralmente benigna. Os sintomas são bastante conhecidos: pequenas bolhas e erupções vermelhas na pele, coceira que não para e febre alta.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam.

Num primeiro momento as lesões são do tipo macular, que se caracterizam por bolinhas vermelhas. Rapidamente evoluem para formar pequenas vesículas, bolhas, com conteúdo líquido que se rompem e dão origem às feridas. Essas feridas ganham uma crosta na fase de cicatrização.

Quais são os principais sintomas da catapora
Entre 24 e 48 horas após o aparecimento desses sintomas, surgem as manchas vermelhas. A fase posterior é a transformação dessas manchas em bolhas cheias de líquido. É nele que ficam os vírus varicela-zóster.

Catapora e sarampo são duas doenças que podem ser confundidas, especialmente por causa da forma de manifestação na pele e outros sintomas em comum. Apesar disso, trata-se de patologias diferentes que possuem particularidades importantes.

Herpes-zóster ou cobreiro é uma doença causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo da catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida e costuma ser reativado na idade adulta, especialmente depois dos 60 anos.

Causada pelo vírus Varicela-Zoster, acomete crianças entre três meses e 10 anos, principalmente no fim do inverno e início da primavera. Apesar de ser mais comum em crianças, pode, sim, ocorrer em pessoas não imunes em qualquer idade.

Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente.

Porém, na varíola dos macacos todas as bolhas nascem de uma vez só e são muito parecidas entre si. Já na catapora, as bolhas não têm um padrão e nascem em diferentes momentos da infecção, com ondas de bolhas nas fases inicial, intermediária e final da doença.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, e se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam.

A erupção da catapora começa com pápulas vermelhas, que se transformam em bolhas cheias de líquido que coçam, eventualmente se rompem e drenam, e depois cicatrizam completamente. Já a do sarampo aparece como pontos vermelhos achatados, embora às vezes possa haver protuberâncias elevadas que não contêm líquido.

A característica da varicela é o surgimento de pequenas feridas de cor avermelhada pelo corpo. A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster.

O tratamento específico da catapora (varicela) é realizado por meio da administração do antiviral aciclovir, que é indicado para pessoas com risco de agravamento.

Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser coçadas e as crostas não devem ser retiradas. Para evitar que isso aconteça, as unhas devem ser bem cortadas.