Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia?

Perguntado por: gpereira8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 5 votos

Alguns estudos realizados com tipos específicos de câncer, apontam uma melhor tolerância às atividades normais entre 8 semanas e 6 meses, embora alguns sintomas possam persistir por um tempo maior, entre 1 e 3 anos.

Em quanto tempo, eliminamos as medicações de nosso organismo? A eliminação das medicações costuma ser rápida, em geral de horas a dias.

O corpo em recuperação "Do ponto de vista biológico, o corpo de fato está saindo de fato de uma guerra", diz ele. Assim, ele tende a se recuperar naturalmente, pouco a pouco, do bombardeio de medicações dos últimos meses. "Você não tem mais a fadiga, o cansaço que a quimio impõe em seu corpo.

Quanto Tempo Duram os Efeitos Colaterais Tardios? Eles podem durar meses e às vezes anos, de acordo com sua saúde geral e do tipo de quimioterapia que você recebe. Antes de receber quimioterapia, pergunte ao seu médico sobre a probabilidade de efeitos colaterais a longo prazo ou permanentes.

Geralmente, após uma noite de sono e descanso essa sensação vai embora. Já com a fadiga durante o tratamento oncológico, não é bem isso o que acontece. A fadiga oncológica não desaparece após uma noite de sono, ou uma tarde de repouso. Ela persiste durante todo o dia e a noite.

Quimioterapia e altas doses de radioterapia na cabeça podem causar problemas de concentração, memória e de aprendizagem, tanto para crianças, como para adultos. Ex-pacientes que sofrem de algum desses problemas devem conversar com seu médico para esclarecer suas dúvidas.

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, veja abaixo uma lista de alimentos para amenizar os efeitos colaterais.

Se você já terminou a Quimioterapia e a Radioterapia, mas não completou ainda seis meses, não tome sol na área tratada.

Uso de diuréticos sempre sob prescrição médica. Dieta balanceada. Redução da quantidade de sal na alimentação. Caminhar ou fazer outros exercícios para ativar a circulação.

A síndrome mão-pé é um efeito colateral de alguns tipos de quimioterapia, que provoca vermelhidão, inchaço e dor nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés.