Quem faz quimio pode receber visita?
Pacientes que se submetem a quimioterapia ou radioterapia como tratamento para o câncer poderão entrar no rol de pessoas com atendimento prioritário, a exemplo do que acontece com idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
Quais as restrições para quem faz quimioterapia
Evite alimentos ácidos, condimentados e picantes; Não consuma bebidas alcoólicas, pois podem interferir com a quimioterapia.
Quem faz quimioterapia pode sair na rua
Ele aconselha que o paciente oncológico busque viagens que permitam momentos de descanso durante o dia. Então, por exemplo, passeios que visitem várias cidades em poucos dias podem não ser os mais adequados. Além disso, durante o tratamento contra o câncer, é melhor evitar viagens muito distantes, como outros países.
Quem faz quimioterapia pode ficar perto de bebê
Durante o tratamento quimioterápico a gravidez deve ser evitada, uma vez que os remédios podem causar má formação fetal.
É possível levar uma vida normal durante a quimioterapia
Alguns pacientes não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, aliás, muitos continuam trabalhando durante esse período”, enfatiza a enfermeira especialista em oncologia, Cristina Ito.
Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia
De 7 a 14 dias após o ciclo, a imunidade atinge seu pico mais baixo, sendo esse momento em que o paciente está mais vulnerável e precisando se cuidar! Logo após, a tendência é que o número de neutrófilos volte a crescer e se equilibre dentro de quatro semanas.
Quais são os 4 tipos de quimioterapia
A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).
Quem faz quimioterapia pode ter contato com outras pessoas
Pacientes de quimioterapia podem passar a ter preferência de atendimento. Pacientes que se submetem a quimioterapia ou radioterapia como tratamento para o câncer poderão entrar no rol de pessoas com atendimento prioritário, a exemplo do que acontece com idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
Quem faz quimioterapia pode usar celular
Leve seu celular com fones de ouvido e ouça suas preferidas para que o tempo passe com mais conforto. Além disso, os fones ajudam a criar um ambiente só seu e retira os sons e conversas do hospital. Também pode ser possível incluir no kit quimioterapia seu computador com alguns filmes ou seu seriado favorito.
Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia
Afinal, sol, quimioterapia e radioterapia definitivamente não combinam! Alguns medicamentos usados na quimioterapia são fotossensibilizantes, ou seja, podem deixar a pele mais sensível e causar reações cutâneas indesejáveis nas partes expostas ao sol.
Quem está fazendo quimioterapia pode ter contato com cachorro
Quem faz quimioterapia pode ter contato com animais, mas é preciso ter cuidados! Apesar de trazerem diversos benefícios, os cães e gatos podem gerar alguns riscos para a pessoa com câncer.
Quem faz quimioterapia tem que usar banheiro separado
Se possível, use um banheiro separado durante o tratamento. Sempre lave as mãos com água e sabão após usar o vaso sanitário. Seque as mãos com toalhas de papel e descarte-as.