Quais são os alimentos que prejudica a próstata?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.

Alimentos à base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que ...

Tomate. Este alimento ajuda a prevenir a Prostatite (inflamação da próstata), Hiperplasia Benigna da Próstata (aumento do volume da glândula da próstata) e tumores na Próstata graças ao licopeno, uma substância antioxidante e anti-inflamatória que lhe dá a cor vermelha.

Alguns estudos também sugeriram que uma dieta pobre em carne, mas rica em frutas e vegetais pode ajudar a retardar o crescimento do câncer de próstata. Grandes quantidades de carne cozida em temperaturas muito altas ou muito bem passadas, como carne grelhada, grelhada ou frita, também podem aumentar o risco de câncer.

Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

Saiba que um alimento popular dos brasileiros tornou-se aliado dos homens nessa cuidado. Sim! O consumo de ovo ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que os remédios naturais para próstata tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para o controle da hiperplasia prostática benigna (HPB).

Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata. Outros alimentos ricos em licopeno, como goiaba e outros frutos vermelhos, também ajudam na prevenção de doenças que afetam a próstata.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Vegetais verde-escuros: Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células; 4.

A fruta não apenas possui um alto teor de antioxidantes, que são essenciais para combater os radicais livres que podem danificar as células, mas também possui grandes quantidades de vitamina K, magnésio e fósforo – todos essenciais para manter uma próstata saudável.

Evite o amido e o açúcar: Essa recomendação se dá, pois esses alimentos podem desencadear inflamações no corpo. Segundo um estudo recente, homens com alto consumo de alimentos como pão branco, arroz, doces e refrigerantes tem 64% mais chances de obter uma forma mais avançada de câncer de próstata.

A idade e o componente genético são os principais fatores de risco estabelecidos para a hiperplasia prostática. Com o envelhecimento, a glândula tende a crescer devido às alterações hormonais do homem. – Obesidade. O aumento da glândula da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos.

Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos. Tente comer mais cogumelos.

Prevenção – Confira 5 dicas de alimentos da nutricionista do HRSP, e que podem contribuir na prevenção ao câncer de próstata: Alho e cebola: Tanto o alho quanto a cebola possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas.