O que acontece quando a próstata está inflamada?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 11 votos

Em situações normais, ela tem o tamanho de uma noz, mas quando está inflamada há o seu aumento. Quando isso ocorre, a estrutura acaba pressionando a uretra, o canal que a urina sai, dificultando a micção. O processo inflamatório ocorre por diversas causas e pode acontecer uma vez ou de forma crônica.

A Hiperplasia Prostática é a doença mais comum da próstata. Quando tratada inicialmente, não apresenta riscos ao paciente. Porém, em estados mais avançados, pode ocasionar retenção ou incontinência urinária e, até mesmo, insuficiência renal.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana. Outras vezes a causa é desconhecida.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

Exame de toque retal
O médico verificará o tamanho da próstata através do toque. Em caso de inflamação, ela pode ficar maior e mais dura. É um procedimento que demora cerca de um minuto e causa apenas um leve desconforto.

Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);

A prostatite é uma condição benigna e que não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Porém, se não for tratada a tempo, a prostatite bacteriana aguda pode causar um abscesso, que geralmente requer uma drenagem cirúrgica.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Algumas das substâncias usadas mais populares são:

  • Casca de pygeum;
  • Serenoa repens (saw palmetto);
  • Sementes de abóbora;
  • Urtiga;
  • Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Que sintomas podem indicar um câncer de próstata? Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.

Sangue na urina, dor nas costas e fadiga são alguns dos principais sintomas do câncer de próstata. É preciso ficar atento a eles, pois as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é feito precocemente.