Como lavar o nariz por dentro?

Perguntado por: operes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 16 votos

Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

A lavagem pode ser feita sentado ou em pé, com a cabeça levemente inclinada para frente. Deve-se ficar com a boca aberta durante a lavagem. Antes de iniciar, é preciso garantir o vedamento da narina com o bico da seringa ou garrafinha. A pressão de introdução da solução na narina deve ser sempre suave.

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal.

Existem diferentes métodos para realizar a lavagem nasal, mas será que pode realizar somente com água? A resposta para isso é: NÃO. A lavagem nasal deve ser feita sempre com soro fisiológico, preferencialmente morno.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

O soro fisiológico é a opção mais indicada para a maioria das pessoas, pois é seguro, eficaz e fácil de encontrar.

O aconselhável é realizar o procedimento de manhã e de noite, podendo ser repetido caso a rinite alérgica se instale.

A lavagem nasal é um procedimento que “enxágua” a cavidade nasal. A solução usada pode ser variada conforme sua necessidade, mas comumente o soro fisiológico é o mais utilizado. É muito segura, rápida e eficaz para limpar as vias aéreas superiores.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Nesse cenário, a lavagem nasal é uma alternativa para manter a mucosa do nariz hidratada, além de limpa. Casos de inflamação e/ou infecção podem apresentar melhora com essa prática, uma vez que ela ajuda a diminuir a inflamação e a desobstruir as vias aéreas, sinais muito comuns em problemas respiratórios.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.