Pode colocar água no lugar do soro fisiológico?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 19 votos

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

Você também pode usar água fervida (ou filtrada) para substituir as soluções acima. Duas (2) colheres de chá de sal; Uma (1) colher de chá de bicarbonato; Uma seringa de 60 ml, ou um frasco específico (como o do vídeo a seguir), ou uma Lota (chaleirinha).

Se o médico prescreve um inalação somente como o uso do soro fisiológico, seja ela para fluidificar as secreções, sempre tente ao menos, perguntar se o paciente é hipertenso, caso resultado positivo, pergunte ao médico sobre o método alternativo de fluidificação utilizando a água destilada.

No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem. Mas se chegar água pura, a tosse pode até aumentar.

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

Normalmente a inalação é feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida, mas em alguns casos o médico pode prescrever o uso de medicamentos diluídos no soro fisiológico. Quanto usar de soro fisiológico normalmente? Em geral são 5ml. Para medir use uma seringa ou copinho de medida de remédio.

Esquente cerca de 200 ml de água até deixá-la em estado morno, não muito quente para evitar irritação, e misture-a com uma colher de chá de sal de cozinha. Coloque-a em uma seringa própria para a lavagem do nariz. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.

A proporção recomendada é de 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. É importante respeitar as quantidades recomendadas para garantir a eficácia e segurança do soro caseiro.

Não devemos usar nenhum tipo de soro isolado pra inalação.