Qual exame para saber se a próstata está inflamada?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

O PSA é um hormônio e o resultado normal desse exame deve apontar valores menores do que 4 ng/mL. Sendo assim, quando este valor está acima do normal, pode ser que exista a inflamação da próstata ou até câncer.

O exame de ultrassonografia da próstata é considerado um método de diagnóstico simples e seguro, além de não exigir um preparo específico.

PSA: entenda o exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.

Em situações normais, ela tem o tamanho de uma noz, mas quando está inflamada há o seu aumento. Quando isso ocorre, a estrutura acaba pressionando a uretra, o canal que a urina sai, dificultando a micção. O processo inflamatório ocorre por diversas causas e pode acontecer uma vez ou de forma crônica.

As infeções urinárias são a principal causa para as prostatites agudas, sendo estas denominadas prostatites infecciosas. Estas são geralmente provocadas por bactérias (Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiela e Proteus) que migram da bexiga ou da uretra para a próstata.

Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);

Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Os exames mais indicados são o de toque retal e análise sanguínea do PSA. Se houver alterações nesses exames, o médico especialista poderá solicitar outros, como medição do jato de urina e ultrassonografia transretal, para melhor investigação de tumores que podem ser malignos e evoluírem para câncer.

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.