É comum câncer de próstata em jovens?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 14 votos

Embora seja raro acometer homens com menos de 40 anos, estima-se que 2% dos casos mundiais sejam de jovens.

Apesar de representar a minoria dos casos, o câncer de próstata em homens jovens é uma realidade e esse grupo deve estar atento para evitar ser surpreendido pela doença.

O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária.

Câncer de próstata é uma doença só de idosos? Mito. A doença costuma aparecer em homens mais velhos, na média aos 66 anos de idade, mas pode ser diagnosticada também em pacientes mais jovens, sendo extremamente raro em homens com menos de 40 anos.

A idade é um fator determinante
As alterações na próstata podem começar a surgir em torno dos 35 anos, quando o processo de envelhecimento fica mais intenso. Porém, o desenvolvimento de um câncer nessa glândula é bastante lento, podendo levar até 15 anos.

obesidade, estilo de vida, uso de tabaco, principalmente, histórico familiar e fatores genéticos (mutações do DNA).

Sinais e sintomas

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Araguaína (TO) – O câncer de próstata é uma doença extremamente comum, mas que tem um percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início. Por isso, é importante o homem se cuidar e buscar atendimento médico em qualquer época do ano, e não somente durante a campanha Novembro Azul.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata é a idade. Para homens com mais de 50 anos, as chances de desenvolver a doença costumam aumentar. Esse é um dos motivos pelo qual campanhas como Novembro Azul discutem sobre a importância dos exames preventivos para indivíduos nessa idade.

Quais exames detectam o câncer de próstata? Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.

Quais são as causas do câncer de próstata? As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.