Quando não vale a pena fazer quimioterapia?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 3 votos

Quando a quimioterapia não é indicada? Há pacientes que, logo de início, têm um estado geral de saúde ruim. Para eles, a quimioterapia, por ser um tratamento que atinge todo o corpo e mesmo células não cancerígenas, pode não ser a melhor indicação. “Tudo isso precisa ser discutido, e pesados os riscos e benefícios.

A quimioterapia geralmente não é indicada para pacientes com outros problemas de saúde importantes, mas a idade avançada por si só não é uma barreira para a realização da quimioterapia. Os medicamentos quimioterápicos mais utilizados no tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células incluem: Cisplatina.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Imunoterapia pode substituir quimioterapia no combate ao câncer - PFARMA.

Mesmo que a cura seja viável (ocorre em média em 90% dos casos), é preciso dedicação para realizar tratamentos fortes e que provocam grande desgaste físico e emocional. Todos os pacientes têm em comum a esperança de extinguir a doença e dar segmento à vida cotidiana com uma nova perspectiva.

A quimioterapia pode induzir a medula óssea e outras partes do sistema imunológico a um mau funcionamento, reduzindo a produção de glóbulos brancos. A radioterapia também pode afetar a medula óssea, especialmente se a radiação atingir áreas extensas do corpo, como região pélvica, pernas, tórax ou abdome.

Se não for feita, o câncer vai crescer e aí sim a pessoa perderá mais qualidade de vida, com dor, fadiga, enfraquecimento”, explica o oncologista Felipe Ades, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos. Alguns tipos da doença são também mais tratáveis do que outros.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

Existem cânceres mais brandos e de tratamento mais fácil, como o câncer de pele, entretanto, outros, como o de pulmão e o cerebral têm menor chance de tratamento e cura.

Qual o tratamento mais moderno para câncer? Um dos tratamentos mais modernos e revolucionários para o câncer é a terapia CAR-T (receptor de antígeno quimérico), uma forma de imunoterapia que reprograma as células do corpo contra a doença.