Como saber se é alergia ou Roséola?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

O pediatra pode identificar a roséola com uma análise dos sintomas e do histórico de saúde da criança. Um exame físico das manchas na pele e a febre alta costumam ser suficientes para diagnosticar a doença.

Não há um tratamento específico contra o vírus causador da roséola. Por isso, tratam-se os sintomas da doença, como a febre e a dor de garganta.

IMPORTANTE: A grande diferença entre a Roséola e outras doenças exantemáticas infantis, como o Sarampo e a Rubéola, é que, na Roséola, durante o período de FEBRE, não há manchas vermelhas pelo corpo (as manchas aparecem só após a febre abaixar).

Ela é provocada pelo herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) – que, em geral, infecta crianças nos primeiros anos de vida e se propaga facilmente (tosse, espirro, saliva e superfícies contaminadas).

Dengue, Chicungunha e febre Zika
A erupção cutânea dessas viroses é chamada de rash maculopapular, ou seja, manchas avermelhadas com pontos com discreto relevo.

“É uma doença de caráter benigno, e mesmo ocorrendo febre alta por cerca de 3 dias e praticamente sem nenhum outro sinal, os pais não precisam se preocupar, é só procurar o pediatra e seguir as orientações”, reforçou ele.

Normalmente, a roséola infantil não coça, no entanto, se a criança tiver coceira, pode-se aplicar pomadas anti-histamínicas, como Polaramine, com o conhecimento do pediatra.

Como é feito o tratamento da Roséola Infantil

  1. Vestir a criança com roupas leves;
  2. Evitar mantas e cobertores, mesmo se for inverno;
  3. Dar banhos na criança somente com água e temperatura ligeiramente morna;
  4. Colocar um pano molhado em água fresca na testa da criança por alguns minutos e também nas axilas.

Pessoas com roséola em geral desenvolvem uma febre alta que começa de 5 a 15 dias depois de pegar o vírus. A febre cai depois de três dias e aparece uma erupção que não dá coceira, e se espalha do tronco para os braços e pernas. A erupção geralmente desaparece após dois dias.

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo. Atinge adultos e crianças, mas, assim como o sarampo e a caxumba, faz parte das chamadas doenças comuns da infância.

Após um período de incubação, que varia de duas a três semanas, a doença mostra seus primeiros sinais característicos: febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo.

A roséola infantil, ao contrário do que acontece no sarampo não começam geralmente com um quadro catarral, mas com uma febre alta. No sarampo a febre sobe quando a erupção aparece e na roseola a febre desaparece quando as lesões de pele aparecem.

Manchas vermelhas na pele associadas à coceira, pápulas ou bolhas e até mesmo febre costumam ser muito assustadoras! Esse quadro é chamado de rash cutâneo ou exantema e pode ter várias causas. Na maioria das vezes, representam doenças benignas, que melhoram após alguns dias.