Quais os 3 tipos de caspa?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A caspa pode ser leve, moderada ou grave. Esta condição é extremamente comum e afeta mais as mulheres do que os homens.

No caso da caspa seca, esses flocos são menores e pulverulentos como a neve. Na caspa oleosa, os flocos são maiores e geralmente ficam presos às raízes dos cabelos. A caspa é frequentemente acompanhada de uma coceira irritante ou uma sensação de tensionamento do couro cabeludo.

Seca e oleosa: conheça os dois tipos de caspa
Popularmente, existem dois tipos de caspa: a caspa seca e a caspa oleosa. Essa é uma definição popular porque, tecnicamente, na área da Dermatologia, nós dividimos as descamações de outra forma.

A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.

escamas amareladas que são oleosas e ardem; – coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele; – leve vermelhidão na área; – possível perda de cabelo.

Assim como o óleo de coco, o óleo de abacate é muito bom para acabar com a caspa, principalmente por ser um excelente hidratante natural. Nesse caso, você pode acrescentar 10 gotas do óleo de abacate em seu shampoo e acabar com a caspa.

Sujeira é uma das causas da caspa
O uso de alguns cremes, como leave-in e cremes sem enxágue, pode causar caspa”, alerta a especialista. Outras causas são o uso de água quente ao lavar o couro cabeludo, oleosidade excessiva e uso frequente de chapéus, bonés e toucas.

Ao contrário da caspa comum, que acontece quando o couro cabeludo descama - e deixa aqueles pedacinhos de pele soltos pelo cabelo -, a falsa caspa nada mais é do que o acúmulo de cremes de pentear nos fios. Pode ser que você esteja usando creme demais ou da forma errada e o excesso deixa as madeixas esbranquiçadas.

Dermatite seborreica, também conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale.

Entretanto, diferente da caspa comum, causada somente por oleosidade, a caspa pela seborreia é maior e mais seca. Apesar de sua incidência ser maior no couro cabeludo, a seborreia também pode aparecer na pele envolta do nariz, sobrancelhas e orelhas e locais em que há um excesso de oleosidade.

Use um shampoo anticaspa
Assim que a dermatite seborreica for descoberta, éessencial procurar um dermatologista para lhe receitar um shampoo anticaspa. O produto éessencial no tratamento contra os flocos brancos, pois combate todos os sintomas.

Geralmente, a dermatite seborreica aparece em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, pois, como são mais oleosas, tornam-se o ambiente perfeito para proliferação do fungo Malassezia sp., um dos responsáveis pelo desenvolvimento da caspa. A dermatite seborreica pode causar vermelhidão e coceira.

A dermatite seborreica não pode ser transmitida de uma pessoa a outra, não é contagiosa. Na verdade, é uma doença da pele que em alguns casos pode ficar muito visível e afetar consideravelmente a qualidade de vida de do paciente.