Quem tem caspa deve lavar o cabelo quantas vezes?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há problema nenhum em tomar banho diariamente e lavar os fios.

- Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa: Outro mito. Inclusive, um dos tratamentos para a caspa consiste em lavar os cabelos todos os dias, com água morna ou fria. Assim, o excesso de células é removido e os ativos dos shampoos que tratam a caspa agem no couro cabeludo.

Lavar o cabelo com certa frequência ajuda, e muito, a diminuir a caspa, pois com que a oleosidade se acumule. Porém, a alta temperatura da água pode estimular a produção de óleo e piorar a descamação do couro cabeludo. O ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna, ensina a Dra. Flávia Addor.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

Falta de tratamento pode causar queda de cabelo
“O importante é realmente procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico correto, pois nem toda lesão descamativa no couro cabeludo é caspa, podendo ser o início de outras doenças, como psoríase”, alerta a especialista.

"É super importante lavar bem o couro cabeludo e não deixar resíduos de shampoo, pomadas ou gel no cabelo". Controlar a oleosidade é indispensável para manter-se livre da caspa.

Prefira secar o cabelo naturalmente
As ferramentas de calor utilizadas no cabelo, como a chapinha e o secador, por exemplo, não são indicados para quem deseja evitar a caspa. Para manter os fios e o couro cabeludo sempre saudáveis, procure deixar os cabelos secarem naturalmente com mais frequência.

Algumas técnicas, como o jeito que você usa o cabelo, podem ajudar a esconder a caspa e ela passar despercebida por aí. E uma delas é apostar em um pente fino depois da lavagem, para tentar eliminar as caspas que apareceram.

A caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética e pode surgir por diversos fatores, sendo que nem todos eles são conhecidos. Entre eles estão a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, o estresse e hábitos que tornam os fios oleosos, como banhos muito quentes.

A caspa pode ser leve, moderada ou grave. Esta condição é extremamente comum e afeta mais as mulheres do que os homens. Pode aparecer a qualquer momento. Podem ser afetadas pessoas com todos os tipos de cabelos e couro cabeludo.

Para ajudar a evitar o aparecimento de caspa, existem 3 nutrientes essenciais que se encontram numa dieta equilibrada: Vitamina B6: está presente no salmão, batatas, banana, cogumelos, fígado e cereais. Vitamina E: está presente nas nozes, amêndoas, óleos de colza e soja, cereais e peixes gordurosos.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

Essa sobrecarga se acumula no couro cabeludo. Com isso, a divisão celular da epiderme, camada superficial da pele, passa a acontecer em apenas quatro dias (normalmente, o tecido no couro cabeludo é trocado em 28 dias).