O que não fazer quando tem caspa?

Perguntado por: agomes3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Quando lavamos o nosso cabelo com a água na temperatura muito quente, isso faz com que a oleosidade aumente na região, causando mais caspa e mais incômodos. Sendo assim, prefira enxaguar as madeixas com água fria ou morna.

Atentar-se ao consumo de álcool e tabaco. Evitar o contato de condicionador ou outros produtos que podem intensificar a oleosidade.

Dormir de cabelo molhado, prender os fios ou usar bonés e chapéus enquanto ainda estão úmidos deixa o couro cabeludo mais propício a proliferação de fungos que podem aumentar ainda mais a descamação, além de dificultar o tratamento para acabar com a caspa.

Para a caspa leve, recomenda-se primeiro uma limpeza diária com um shampoo neutro para reduzir o acúmulo de óleo e de células mortas da pele no couro cabeludo. Nos casos em que não ocorre melhora com shampoos neutros ou em casos de caspa média ou intensa, pode-se usar um shampoo anti-caspa medicamentoso.

No caso da caspa, lavagens mais frequentes do couro cabeludo são, na verdade, recomendadas para controlar o quadro. "Manter a frequência de lavagem do couro cabeludo é importante para que a oleosidade não aumente e favoreça a proliferação dos microrganismos envolvidos na dermatite seborreica", afirma a dermatologista.

Para o tratamento da caspa é preciso aumentar a frequência das lavagens do cabelo. Se o seu coro cabeludo não fica oleoso com facilidade, é incidicado que lavar o cabelo pelo menos três vezes por semana. Caso ele fique, a melhor opção pode ser lavar todos os dias.

O vinagre de maçã já é conhecido pelos benefícios que pode trazer aos cabelos e entre eles, está o combate à caspa. Segundo a primeira especialista, por ser um ingrediente com “ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica”, aplicá-lo no couro cabeludo pode ajudar.

Alimentos para evitar Reduzir o consumo de açúcar: Uma dieta rica em açúcar que aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue pode piorar a caspa em algumas pessoas. A caspa é frequentemente atribuída ao fungo Malassezia, e os alimentos açucarados promovem o crescimento excessivo desta levedura no corpo.

Algumas técnicas, como o jeito que você usa o cabelo, podem ajudar a esconder a caspa e ela passar despercebida por aí. E uma delas é apostar em um pente fino depois da lavagem, para tentar eliminar as caspas que apareceram.

“Nesse caso, o consumo de carne, leite, ovos, queijo e peixes contribuem para a produção de queratina, responsável pela revitalização dos fios. Dentre tantos fatores, o surgimento de caspa pode ser desencadeado pela ingestão exagerada de álcool, sendo a solução a moderação”, enfatiza o nutricionista Gabriel Brunelli.

A caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética e pode surgir por diversos fatores, sendo que nem todos eles são conhecidos. Entre eles estão a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, o estresse e hábitos que tornam os fios oleosos, como banhos muito quentes.

Para driblar esse incômodo, o truque é apostar em um shampoo anticaspa com ação antifúngica e protetora, como o Doctar Plus da linha Darrow.

Prefira secar o cabelo naturalmente
As ferramentas de calor utilizadas no cabelo, como a chapinha e o secador, por exemplo, não são indicados para quem deseja evitar a caspa. Para manter os fios e o couro cabeludo sempre saudáveis, procure deixar os cabelos secarem naturalmente com mais frequência.