O que fazer para parar de coçar a cabeça?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 17 votos

1- Lavar o cabelo regularmente. 2- Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes. 3- Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

Óleo de melaleuca ou Tea Tree
O óleo de melaleuca possui funções antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação e, consequentemente, a coceira. Estudos também demonstram que o óleo de melaleuca reduz a descamação e a colonização por fungos.

“O tratamento da coceira no couro cabeludo pode ser feito às vezes com medidas simples. Como evitar lavar os cabelos com água muito quente, ou usar shampoos suaves que não agridam a pele do couro cabeludo”, explica a Dra. Luciana.

Ter vontade de coçar o couro cabeludo o tempo inteiro não é normal e pode causar muito incômodo. As causas do problema são diversas e incluem doenças de pele, como psoríase e dermatite atópica, mas também podem envolver outras situações, como alergias a produtos ou até mesmo os temidos piolhos.

Hortelã: As propriedades de resfriamento e adstringentes da hortelã são bastante admiráveis. O mentol rico anti-inflamatório e antisséptico acalma a região afetada, oferecendo alívio imediato. Você pode esmagar as folhas de hortelã lavadas, esticar e usar este suco para aplicação tópica.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Quanto mais você se coça, mais vai se coçar
Cuidado com o ciclo da coceira! Coçar a pele libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro.

Sintomas de alergia no couro cabeludo
Coceira intensa. Vermelhidão.

A micose do couro cabeludo (também conhecida como tínea capilar ou pitiríase) é uma infecção fúngica que causa coceira e descamação. O fungo existe normalmente no couro cabeludo e pode ser ativado por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, etc.

Coceira no couro cabeludo pode ser sintoma de calvície
A dermatite seborreica, ou caspa, e outras alopecias inflamatórias podem gerar sintomas de coceira e levam à perda do cabelo”, cita a especialista.

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Coçar a cabeça significa impaciência ou a sensação de raiva. Coçar a cabeça na nuca é típico de pessoas mais críticas ou negativas, bater na testa ou coçar as sobrancelhas é típico de pessoas mais abertas e despreocupadas. Atenção!

Maleato De Dexclorfeniramina 2 mg 20 comprimidos | Polaramine | Alívio De Prurido, Alergia, Coceira, Urticária E Picada De Inseto | EMS.