O que acontece se não tratar dermatite seborreica?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 6 votos

Além disso, os pacientes com dermatite seborreica também podem apresentar uma queda de cabelo difusa e crônica, quadro que recebe o nome de eflúvio telógeno.

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que provoca escamas amarelas gordurosas e caspa em áreas da pele que têm grande número de glândulas oleaginosas, como o couro cabeludo, a face, ao longo do risco do penteado, ao redor das orelhas e, ocasionalmente, em outras zonas.

Lavagens excessivas: Lavar o cabelo e a pele em excesso pode ressecar a pele e causar irritação, piorando a dermatite seborreica. Produtos químicos agressivos: O uso de produtos capilares ou de cuidados com a pele que contenham corantes, fragrâncias ou componentes irritantes pode agravar a condição.

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que provoca escamas amarelas gordurosas e caspa em áreas da pele que têm grande número de glândulas oleaginosas, como o couro cabeludo, a face, ao longo do risco do penteado, ao redor das orelhas e, ocasionalmente, em outras zonas.

A principal alternativa de tratamento para neutralizar a dermatite seborreica é realizando a higienização do couro cabeludo.

Por outro lado, é preciso limitar o consumo de certos alimentos como gorduras saturadas (nata...), açúcares de rápida absorção (guloseimas, bolos...). Por último, deve-se privilegiar ao máximo a comida caseira ao invés de recorrer a pratos preparados, que geralmente contêm grande quantidade de sal e/ou açúcar.

COMO SE LIVRAR DA DERMATITE SEBORREICA
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Calcort 6mg, caixa com 20 comprimidos
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.

Cetoconazol Shampoo Medley é um medicamento indicado para o tratamento de dermatite seborreica do couro cabeludo em adultos. Logo, este produto possui ação anticaspa, além de aliviar a coceira e a descamação causadas por esse tipo de problema de pele.

Como falamos anteriormente, a caspa é um dos resultados da dermatite seborreica, também popularmente conhecida como seborreia. Dessa forma, é um resultado de uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. Nesse caso, a caspa oleosa é a denominada seborreia, que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.

Ciclopirox olamina
Graças à sua ação antifúngica, reduz a concentração de fungos do género Malassezia nas lesões.

Quem tem dermatite seborreica pode descolorir e pintar os cabelos? Sim! Mas o ideal é procurar um especialista para avaliar o seu couro cabeludo para tratar a dermatite e te indicar tinturas mais apropriadas. Evite usar tinta se o couro cabeludo estiver irritado ou ferido e escolha produtos menos agressivos.

Preferir banhos com água morna a fria, pois a água quente ajuda a deixar a pele mais fragilizada; Evitar usar buchas ou esponjas, para evitar que a pele fique lesionada; Usar um sabonete hidratante ou uma loção de limpeza especial que respeite o pH da pele; Manter sua casa sempre limpa e sem acúmulo de poeira.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

Ter uma alimentação adequada e balanceada pode diminuir os impactos e os sintomas que os diversos tipos de dermatite ocasionam. O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate.