Quem tem dermatite seborreica pode tomar sol?

Perguntado por: igil . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 13 votos

De fato, conforme um estudo sueco, os sinais da dermatite seborreica após exposição ao sol melhoram em 54% dos pacientes(1). A pesar disso, convém ter cuidado: embora as lesões melhorem com o sol, é fundamental aplicar um protetor solar antes de expor-se, e renovar a aplicação a cada duas horas.

Lavagens excessivas: Lavar o cabelo e a pele em excesso pode ressecar a pele e causar irritação, piorando a dermatite seborreica. Produtos químicos agressivos: O uso de produtos capilares ou de cuidados com a pele que contenham corantes, fragrâncias ou componentes irritantes pode agravar a condição.

não tomar banhos muito quentes; prefira os banhos mornos ou, então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria; – enxugar-se bem antes de se vestir; – usar roupas que não retenham o suor (tecidos sintéticos devem ser evitados para quem tem tendência à dermatite seborreica);

Quem tem dermatite atópica pode pegar sol? Pode sim! O sol vai ajudar na produção da Vitamina D, importante para o controle da Dermatite atópica. Além disso, os raios ultravioleta podem ajudar na cicatrização da pele.

De acordo com Dra. Kaliandra, o uso do protetor solar específico para pele oleosa é importante também para o tratamento de doenças e condições que surgem ou que são agravadas pela oleosidade excessiva da pele, como cravos e espinhas e a dermatite seborreica.

Tratamentos médicos para a dermatite seborreica
Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval. Os tratamentos locais à base de lítio também são eficazes.

Xampus antifúngicos: cetoconazol 2%, piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.

DEFICIÊNCIA DE BIOTINA (B7 ou B8): Presença de lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, sobrancelhas, cilios, ao redor da boca, semelhantes a dermatite seborreica.

Uma ótima opção de tratamento natural da dermatite seborreica é o uso de óleo de Melaleuca, com propriedades antibacterianas, cicatrizantes e anti fúngicas, ele pode ser aplicado, depois de ser diluído em outro óleo vegetal, nas regiões afetadas.

Ter uma alimentação adequada e balanceada pode diminuir os impactos e os sintomas que os diversos tipos de dermatite ocasionam. O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate.