Quem tem colesterol alto pode comer caldo de galinha?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para quem quer regular o colesterol, a dica é dar preferência a pratos feitos com o peito de frango, que é onde há a maior concentração de carne branca com baixo nível de gordura. Também é uma boa ideia fugir das frituras e preparar o frango, de preferencialmente, cozido, assado ou grelhado.

Sopas têm fama de alimento saudável, mas os caldos de legumes industrializados e queijos gordurosos podem deixá-las menos benéficas, principalmente para quem têm colesterol alto, obesidade ou hipertensão.

A gema de galinha é campeã quando o assunto é colesterol e o total de gordura encontrada chega a 1.272 mg.

De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são:

  • Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada;
  • Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos;
  • Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.

Portanto, a recomendação de consumir o pé de frango com moderação também vale em favor dos níveis saudáveis de colesterol.

Carnes magras, aves sem pele, frutos do mar e peixe (prefira os de água salgada e fria – salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3);

Alimentos que devem ser evitados:
Margarina (em excesso), creme de leite, chantilly; Leite integral, coalhada gorda ou queijos gordos (amarelos);

As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

Para pessoas com colesterol alto, o macarrão mais indicado é o que não contém ovos. No entanto, como normalmente a quantidade desse ingrediente nas massas é pequena, o consumo de macarrão com ovos não é prejudicial. Já a maior ou menor presença de fibras no alimento pode fazer diferença.

ALIMENTOS QUE PREJUDICAM QUEM TEM COLESTEROL ALTO
Médicos reforçam que o consumo exagerado de alimentos que produzam ácido graxo, como a carne vermelha e branca e outros carboidratos, seja reduzido e substituído por pratos ricos em verduras e legumes, diminuindo os riscos causados pela elevação do colesterol ruim.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico têm propriedades que ajudam a reduzir o colesterol LDL.