Quanto de couve-flor pode comer por dia?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

30 g

A couve-flor contém até 3 g de fibras em uma porção equivalente a uma xícara. Parece pouco, mas equivale a cerca de 10% da ingestão diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de cerca de 30 g por dia.

As folhas e o talo da couve-flor também são ricos em fibras, vitaminas e minerais. No entanto, os floretes e o talo da couve-flor podem causar gases e diarreia nos orelhudos se oferecidos em demasia.

Riscos e contraindicações. A couve-flor é considerada um alimento seguro para a maioria das pessoas, mas ela tem um efeito laxante suave. Em alguns casos, comer demais causa diarreia e flatulência. Quem tem esses problemas com mais frequência deve consumir com moderação.

Ajuda no emagrecimento
Fonte de fibras e pouco calórica, a couve-flor está associada a dietas de emagrecimento, visto que promove a sensação de saciedade. Além disso, não possui gordura em sua composição e pode substituir outras fontes de carboidrato como, por exemplo, o arroz.

96 calorias

Existem 96 calorias em Couve-Flor Cozida (de Couve-Flor Fresca) (200 g).

Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros. Por indicar início de podridão, a couve-flor que apresenta pontinhos pretos não deve ser consumida, especialmente porque a deterioração se espalha muito rapidamente pelo alimento.

Não deixe que isso afaste você de uma boa salada de couve eventualmente, mas lembre-se de que, quando consumida crua regularmente e em excesso, ela pode provocar o inchaço da tireoide, geralmente chamado de bócio.

A couve-flor também é versátil. Você pode consumi-la crua em saladas, gratinada, cozida, ou até mesmo utilizá-la para fazer um purê ou suflê.

Embora existam muitas semelhanças nutricionais entre os dois vegetais, também existem algumas diferenças. Por exemplo, o brócolis contém uma quantidade maior de vitaminas C e K, enquanto a couve-flor fornece um pouco mais de ácido pantotênico e vitamina B-6.

A couve-flor conta com diversos nutrientes dignos de um prato principal. Como ela é rica em antioxidantes (moléculas capazes de proteger as células contra radicais livres), seu consumo ajuda na redução de inflamações e melhora a imunidade.