Como guardar couve-flor cozido na geladeira?

Perguntado por: abeiramar4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como Armazenar: Mantenha a couve-flor dentro de um saco plastico perfurado na geladeira por no máximo 5 dias, lembre-se de remover as partes que contenham pontos escuras e nunca lave, deixe para fazer isso apenas quando for utilizar.

Como congelar couve-flor: o congelamento em si
Você pode congelar o vegetal de uma vez em um saquinho ou pote logo depois de terminar de cozinhar se preferir. A única ressalva é que congelar todas as florzinhas juntas de uma vez faz com que elas se aglomerem, o que pode dar trabalho para separar mais tarde.

4 dias

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.

6 meses

Transfira os floretes de couve-flor congelados para um pote com tampa ou saco hermético e leve para o congelador novamente. A couve-flor está pronta para uso e pode ser armazenada assim por até 6 meses.

Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente; Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos; Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento; Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.

COMO ARMAZENAR
Lave a couve-flor apenas na hora de utilizar. Cubra o bulbo com papel toalha para evitar umidade, coloque num saco plástico e guarde na parte meno fria da geladeira (ou na gaveta).

Então, de acordo com os estudiosos, a couve-flor fica amarelinha depois de perder a clorofila.

Na geladeira, a couve-flor pode ser conservada por 3 a 5 dias, dentro de saco de plástico perfurado. Antes de guardar, remova as partes escuras e folhas, mas não lave a cabeça.

Como conservar brócolis: armazenamento
O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente). Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados.

Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada. A couve pode ser congelada.

A cabeça da couve-flor deve estar branca, roxa ou verde-clara e as flores delas, porosas. Couves-flores estragadas terão pontos pretos. Você pode cortá-los fora e, se embaixo a cor estiver branca normal, pode comer a couve-flor. Já se a cabeça inteira estiver preta, cheirando mal ou gosmenta, jogue-a fora.

A seguir, listamos algumas ideias de marmitas para congelar que podem ajudar no seu planejamento: Proteínas: frango grelhado, carne moída, peixe assado, ovos cozidos. Carboidratos: arroz integral, quinoa, batata-doce, macarrão integral. Legumes: brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido. Para congelar esse alimento cru, é necessário fazer o processo de branqueamento; para congelar esse alimento cozido, é necessário deixá-lo com uma textura mais firme do que você está acostumado a comer, já que para descongelá-lo você irá levá-lo novamente ao fogo.