Pode comer couve-flor com manchas pretas?
Como escolher e como armazenar. A couve-flor é um alimento bastante durável se armazenado corretamente. Para verificar se o vegetal está bem fresco, observe o que estiver mais claro e sem manchas escuras. Se as folhas estiverem muito murchas ou as flores apresentarem pontinhos pretos, é melhor evitar.
Quando não comer couve-flor
Pessoas que os tomam anticoagulantes frequentemente são alertadas por seus médicos para ter cuidado com a ingestão de vitamina K, já que ela ajuda a coagular o sangue. Ou seja, o nutriente e os anticoagulantes trabalham um contra o outro.
Porque a couve-flor fica escura
Podridão Negra
Uma das principais doenças da couve-flor é a já conhecida prodridão negra. Isso porque trata-se de uma doença comum entre as brassicas no mundo todo. Sua contaminação se dá por meio da bactéria Xanthomonas campestris pv.
Como saber se a couve-flor está estragada
A cabeça da couve-flor deve estar branca, roxa ou verde-clara e as flores delas, porosas. Couves-flores estragadas terão pontos pretos. Você pode cortá-los fora e, se embaixo a cor estiver branca normal, pode comer a couve-flor. Já se a cabeça inteira estiver preta, cheirando mal ou gosmenta, jogue-a fora.
Pode comer couve-flor com fungos
Quando um alimento está com fungo, retirar a parte que está estragada e comer o resto não adianta. Quando se trata de fungos, uma vez que conseguimos vê-los (como na forma de bolor) é porque ele já se espalhou por outras partes ainda não visíveis aos olhos na forma de esporos. Portanto, o indicado é jogar tudo fora.
Pode comer couve com pontos pretos
Se a couve estiver com pontinhos pretos, mofada ou com furos em excesso, ela não deve ser consumida. Além disso, ela não pode apresentar folhas murchas e molengas.
Tem que lavar o couve-flor
Normalmente a couve-flor vem em ramos fechados e inteiros, e você nem precisa separá-los para começar a limpeza. Para higienizar o ingrediente por completo, comece colocando a verdura, com cuidado e por inteiro, embaixo da água corrente.
Quais são as principais doenças que atacam a couve
O oídio e a podridão negra foram as doenças mais importantes em couve.
Quando a couve-flor fica amarela pode comer
A couve própria para consumo deve ter folhas rígidas e bem verdes, sinal de que ainda é rica em clorofila. Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor e deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.
Quando a couve-flor fica roxa
Houve muita flutuação de dias quentes e frios e úmidos neste ano e as couves-flores ficaram róseas ou arroxeadas assim que as cabeças se formaram. A cor roxa é causada pela presença de antocianina, que é um pigmento inofensivo e solúvel em água.