O que fazer para o brócolis não dar gases?

Perguntado por: amaia5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve e couve-flor, contêm rafinose, um açúcar que é difícil de corpo o absorver, provocando gases. Embora sejam alimentos super saudáveis, você só precisa deixá-los de lado por alguns dias.

Vegetais
Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.

Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.

Cozinhar a couve pode suavizar as fibras, possivelmente fazendo com que seja mais fácil comê-la e digeri-la. A rafinose, um açúcar natural que é composto por diversas moléculas de açúcar, está presente na composição de legumes e de vegetais crucíferos.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Portanto, conheça 5 tipos de alimentos que podem ajudar a eliminar os gases.

  • 1 – Os temperos e acompanhamentos. Existem diversos alimentos que ajudam bastante a melhorar a digestão e a saúde da flora intestinal. ...
  • 2 – Os chás. ...
  • 3 – Frutas laxativas. ...
  • 4 – Os probióticos. ...
  • 5 – A água.

Malefícios do brócolis e consumo diário
Flávia esclareceu que pessoas que possuem hipotireoidismo devem ter cautela no consumo desse alimento.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Chá de funcho
O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

(chá) de gengibre

Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce - Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.